Diagnóstico precoce é fundamental no combate ao câncer da próstata

Instituto do Câncer destaca importância de homens com mais de 45 anos de idade fazerem exames preventivos com regularidade

qui, 19/07/2018 - 8h41 | Do Portal do Governo

O Brasil possui um dado alarmante em relação à prevenção do câncer de próstata: um entre cada quatro homens não faz o exame médico necessário para detectar a doença. O mais agravante, porém, é que o preconceito continua sendo o principal obstáculo para isso.

Segundo especialistas do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), o exame preventivo é fundamental para a cura do paciente, pois o tumor na próstata cresce devagar e detecção precoce aumenta consideravelmente a chance de recuperação. O contrário também é verdade, ou seja, se o diagnóstico for tardio as chances de recuperação são pequenas.

Ainda de acordo com os profissionais do Icesp, cada vez mais pacientes com câncer de próstata procuram atendimento, talvez por causa da progressão do envelhecimento da população – o câncer da próstata é o segundo tipo de câncer que mais atinge os brasileiros, depois do câncer de pele.

Em 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate do Câncer de Próstata, mas as ações de incentivo à prevenção acontecem durante o mês todo, alertando para que os homens deixem o preconceito de lado e deem mais atenção à saúde.

Sobre o câncer de próstata

Exame de toque retal e o exame de sangue específico (PVA) e ultrassonografia do abdome e da próstata, para confirmar o diagnóstico, são os exames indicados para prevenção do câncer de próstata.

O exame de toque retal não afeta a masculinidade e demonstra o cuidado do homem com a prevenção de sua saúde e integridade.

As visitas médicas devem ocorrer anualmente, a partir dos 45 anos de idade. Quanto mais velho o indivíduo, maior a necessidade dos exames. A probabilidade também aumenta para aqueles que têm pais que foram afetados pela doença.

O tumor de câncer na próstata se tratado no início tem amplas possibilidades de cura. O mesmo não se pode dizer em relação aos diagnósticos tardios. Se o tumor se expandir para além da próstata, poderá atingir outros órgãos.

Os sintomas começam pela dificuldade de urinar até o ponto de não conseguir mais, e o comprometimento dos ossos do corpo e fratura patológica (sem necessidade de traumas). A cada 10 homens com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos de idade.

Um em cada cinco homens pode vir a ter o câncer de próstata no Brasil e um em cada oito podem morrer por causa da doença.