Dia Internacional dos Povos Indígenas inaugura VI Semana Tupã

Até sábado (12), Museu Índia Vanuíre promove atividades gratuitas como oficinas de artesanato e sessões de cinema na cidade de Tupã

qua, 09/08/2017 - 16h42 | Do Portal do Governo

Para comemorar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, o Museu Índia Vanuíre realiza, até sábado (12), uma série de atividades gratuitas. Serão oferecidas oficinas de artesanato, sessões de cinema e encontros com os povos indígenas Kaingang, Krenak e Terena.

A programação foi criada em 2012, quando foram rememorados os 00 anos da “pacificação” Kaingang no oeste de São Paulo. Desde então, trouxe à tona discussões atuais, como o processo de colonização e suas consequências aos Kaingang da região.

“O objetivo é aproveitar a data para ampliar reflexões sobre as questões indígenas na atualidade. É uma oportunidade de conhecimento para desfazer estruturas que consolidam ideias errôneas e limitadas sobre os índios, não só de Tupã, mas do Brasil”, explicou o gerente do Museu, Tamimi Rayes Borsatto.

Os primeiros eventos da Semana serão as oficinas de artesanato indígena e de adorno corporal, ministradas por diferentes índios. Nos dias 11 e 12, a técnica de confecção de arco e flecha será tema das ações.

Na ação Índio no Museu, os visitantes terão contato com os Kaingang, Krenak e Terena da terra indígena Vanuíre, das 10h às 16h, até dia 11. Na mesma faixa de horário serão exibidas, até dia 12, sessões do Em Cartaz no Museu, com documentários e filmes que abordam a cultura indígena, seus direitos e necessidades.

As atividades serão todas no Museu Índia Vanuíre,  instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. A entrada e a adesão às atividades são gratuitas. Entretanto, recentemente, o Museu implantou a Ingresso Voluntário, que convidado o público, após o passeio, a conhecer os projetos do Museu e optar por destinar qualquer valor à instituição.