Dia das Crianças: roteiro cultural garante muita diversão

Programação especial inclui contação de histórias, oficinas de fotografia e minibarista, troca de livros e brinquedos e visitas temáticas

seg, 09/10/2017 - 20h25 | Do Portal do Governo

Na semana mais animada do ano para o público infantil, a Secretaria de Estado da Cultura preparou uma programação especial para o Dia das Crianças, celebrado na próxima quinta-feira (12).

O roteiro inclui contação de histórias, oficinas de fotografia e de mini-barista, feira de troca de livros e brinquedos e visitas temáticas em exposições estão entre as atrações.

Confira abaixo as opções, escolha suas preferidas e bom divertimento!

Bibliotecas

Na Biblioteca de São Paulo as atrações começam na quinta-feira (12) às 11h30. A “Brincadeira de Cordel” reunirá três atores que vão simular um varal de cordel e interagir com os visitantes por meio instrumentos musicais. Às 16h, o grupo Furunfunfum apresenta o espetáculo “Os Três Porquinhos”. Com manipulação de bonecos, a peça é fiel ao enredo tradicional e convida o público a interagir com os personagens e canções em busca do Lobo Mau.

No mesmo dia, a Biblioteca Parque Villa-Lobos recebe na Oca, a partir das 13h30, a oficina “Despertar do Poeta”, que convidará as crianças a construírem juntas poemas e adivinhas. Às 16h, a Cia. Truks apresenta o teatro de bonecos “A Bruxinha”. O espetáculo conta a história da consagrada personagem da autora Eva Furnari que, com muita simplicidade e momentos de poesia, cativa e encanta a todos com suas pequenas manias, gestos e jeitos. Todas as atividades são gratuitas e não é necessário se inscrever.

Museu da Imigração

No Dia das Crianças o Museu oferece, em parceria com a Organização dos Haitianos que Vivem no Brasil (OHVB), atrações para crianças refugiadas e brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Além de aproveitarem as brincadeiras e jogos, as crianças receberão atendimento médico e odontológico prestado por profissionais voluntários. Por fim, os pequenos do Centro de Acolhida para Imigrantes II serão presenteados com brinquedos recebidos pela campanha de doação realizada pela OHVB.

Às 16h, o grupo Aula Mágica apresentará o espetáculo teatral “Navegar é preciso”. Inspirada nas grandes navegações portuguesas do século 15, a peça narra uma aventura construída a partir de fatos históricos reais que mudaram o mundo. A atividade é gratuita e indicada para maiores de 6 anos.

Museu Afro Brasil

No sábado, dia 14, às 11h, haverá uma contação de histórias especial. “Aos pés do Baobá” apresenta narrativas africanas ou afro-brasileiras, seguidas de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. A entrada é gratuita e para participar é preciso se inscrever pelo site www.museuafrobrasil.org.br.

Museu Catavento

No dia 12, o Museu Catavento reabre a “Sala do Olfato” com a inauguração da exposição “O Mundo do Perfume”. Repleta de recursos digitais, a sala apresenta de forma divertida uma trajetória curiosa pelo universo científico do olfato e das fragrâncias.

No mesmo dia, a equipe de fotógrafos do Projeto Cidade Invertida oferecerá oficinas de fotografia de câmara escura aos visitantes do Museu, dentro de um trailer especialmente adaptado. Além disso, crianças e adultos poderão aproveitar a Sala Dinos do Brasil, que permite aos visitantes fazer um passeio pela era mesozoica e conhecer os dinossauros que habitaram o território brasileiro por meio de óculos de realidade virtual. A exibição dura 32 minutos e as sessões são realizadas às 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h. Para participar, é necessário retirar senha na bilheteria.

De 10 a 15 de outubro, as experiências desenvolvidas para a Seção “Laboratório de Química” do Museu serão apresentadas em forma de espetáculo teatral. Serão quatro sessões diárias de 30 minutos: de terça a sexta, às 10h, 12h10, 13h45 e 15h55, e no sábado e domingo, às 10h30, 12h, 13h30 e 15h.

Casa das Rosas

No dia 12, às 15h, haverá visita temática “De Mapa na Mão e Tempo na Cabeça”. Durante o passeio, crianças e familiares irão percorrer o museu em busca de pistas sobre o uso da casa literária ao longo do tempo. A atividade é gratuita e para participar é preciso enviar e-mail para educativo@casadasrosas.org.br ou se inscrever na recepção do Museu.

Museu do Futebol

Na quinta-feira (12), às 11h, o escritor Pedro Bandeira estará na Sala Grande Área para uma contação de histórias divertidas sobre futebol. No domingo, dia 15, às 11h, a educadora Mirela Esteles, apresentará “Maria Viola com quem está a bola?”, com músicas e brincadeiras tradicionais. Para bebês e crianças de até três anos, o Espaço Dente de Leite, funcionará durante todo o feriado, das 10h30 às 17h, com jogos e brincadeiras.

Museu da Casa Brasileira

Com entrada gratuita na quinta-feira (12), a programação começa com o espetáculo “Aquarela Brasileira – Uma viagem pelas cores do Brasil”, às 11h e às 14h. O show é uma homenagem à música popular brasileira. Serão interpretadas canções de Chico Buarque, Milton Nascimento, Luiz Gonzaga, Ivan Lins, Toquinho e Vinicius.

Também no feriado, das 12h30 às 15h30, o espaço promoverá a Feira de Troca de Brinquedos. O objetivo é fomentar a reflexão sobre o consumismo na infância e estimular as crianças a interagirem a partir da troca de brinquedos que não usam mais. Para participar, os pequenos devem estar acompanhados de um responsável e o brinquedo deve estar limpo e em boas condições. Os visitantes poderão aproveitar também os food trucks que estarão disponíveis no jardim do Museu.

Pinacoteca

A Pinacoteca terá entrada gratuita em todos os dias do feriado, entre 12 e 15 de outubro. O público pode aproveitar o período para conhecer a mostra “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, em homenagem aos 120 anos do nascimento do artista. A exposição conta com mais de 200 obras, desenvolvidas ao longo de quase seis décadas de carreira do pintor, e também destaca aspectos menos conhecidos de sua trajetória, como as ilustrações e charges para revistas, livros e capas de discos. Detalhes da programação estão disponíveis no sitehttp://pinacoteca.org.br/.

Oficina Cultural Oswald de Andrade

No feriado,das 15h às 18h, o espaço promove uma feira de troca de livros infantis. Para participar, basta trazer livros de quaisquer gêneros literários – romance, conto, crônica, poesia, biografia, quadrinhos etc – e trocá-los na base de um por um. A única recomendação é que os livros não sejam didáticos ou técnicos e estejam em bom estado de conservação.

No mesmo dia, a partir das 10h, serão realizadas sessões da atividade “Jogo de Pintar”, uma prática de pintura com guache natural sobre papel cartolina, na posição vertical, sob os conceitos do pesquisador e criador Arno Stern. A ideia é que a pintura seja espontânea, no intuito de resgatar a expressão por meio da investigação individual e do compartilhar.

Fábricas de Cultura

No dia 12, a unidade de Sapopemba terá o “Festival da Criança”, com atividades das 10h às 17h. A criançada vai curtir contações de história, bandas musicais, palhaços, brinquedoteca, brinquedos infláveis e espetáculo teatral com o Grupo Esparrama. Já em Cidade Tiradentes, às 10h30, serão realizados jogos temáticos para resgatar brincadeiras infantis. Às 11h, no Itaim Paulista, será feita a leitura mediada no livro “Eu vi!”, de Fernando Vilela, para promover uma reflexão sobre a imaginação. Em parceria com o grupo de teatro A Legião, a Fábrica da Vila Curuçá oferece uma intervenção artística com pinturas faciais, às 15h.

A unidade do Jardim São Luis vai realizar a “Festa das Crianças”, das 12h às 17h, com apresentações musicais de grupos da região e do DJ Scooby, que tocará músicas infantis populares durante a programação. De 10 a 14 de outubro, das 10h às 17h, a Fábrica de Cultura Jaçanã oferece brincadeiras regionais, jogos em grupo, oficinas de invenções e engenhocas e muito mais. Confira a programação completa das Fábricas no site www.fabricasdecultura.sp.gov.br.

Teatro Sérgio Cardoso

De 12 a 15 de outubro, às 15h, o público poderá conferir a peça “Scaratuja”, voltada para bebês. A dupla de atores Aline Volpi e Vladimir Camargo utiliza a linguagem não verbal, músicas e objetos para explorar um novo e estimulante universo. Toda a ação é realizada sobre um tapete que, ao final, torna-se uma área de descobertas para os bebês, que junto de um de seus responsáveis, sentam-se no meio do cenário, enquanto os outros adultos sentam-se atrás e acompanham todo o desenvolvimento do trabalho. A entrada é gratuita.

Museu do Café (Santos)

O espaço promoverá a Oficina Minibarista no dia 12, às 14h. Durante a atividade, crianças de cinco a dez anos irão aprender como preparar a bebida de forma didática e a fazer desenhos com chocolate em pó ou em calda. No Salão do Pregão, às 16h, uma peça de teatro contará a história de uma mulher que trabalha nas fazendas de café e descobre os diferentes tipos de grãos e seus sabores.

Já no sábado (14), os pequenos a partir de quatro anos e suas famílias poderão assistir ao teatro de fantoches promovido pelo Núcleo Educativo, às 15h. Na sequência, às 16h, o Salão do Pregão será palco de uma apresentação de ballet e coral infantil do Projeto TAVMA – Oficina do Futuro, em parceria com o Grupo VOZES, do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

Em todas as atividades, as crianças devem estar acompanhadas de um responsável. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

Museu Casa de Portinari (Brodowski)

No sábado (14), às 9h e às 14h, a atividade “É gostoso ser criança”, traz brincadeiras relacionadas à produção plástica e poética de Portinari, que tem a infância como tema recorrente. Os visitantes poderão aproveitar também o “Família Legal” com jogos de perguntas e respostas, quebra-cabeça, jogo da memória e outras atividades divertidas.

Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão)

No Dia das Crianças, a partir das 10h, o museu recebe a atividade “Família no Museu: Estação de Jogos Culturais”, uma série de jogos interativos com temas relacionados a cultura que possibilitam o aprendizado por meio da diversão. Às 15h, será apresentado o espetáculo infantil “Cartomante de Papel”, em que uma cartomante e um mago convidam as crianças para embarcar em uma aventura mágica, com contos, cantos e paisagens sonoras que compõem quatro diferentes histórias com mensagens dos elementos da natureza.

Na sexta-feira (13), às 15h, o público poderá conhecer os bastidores de um espetáculo de dança no “Ensaio Aberto: Alice no País das Maravilhas”, dos alunos da Fundação Lia Maria Aguiar. No sábado, 14, às 10h e às 15h, as famílias terão a oportunidade de conhecer o jogo educativo Tangram, e em seguida poderão se divertir e estimular a criatividade montando figuras a partir da leitura e interpretação das esculturas e da paisagem presente no Museu e no auditório.

Além disso, quem quiser participar da campanha #SejaSolidário poderá contribuir com a doação de brinquedos, que serão destinados a instituições de caridade do município.

Museu Índia Vanuíre (Tupã)

Nos dias 14 e 15, das 9h às 16h, o espaço terá oficinas culturais que incluem atividades lúdicas e reflexivas como forma de integrar as famílias e o Museu, relacionadas à exposição temporária “O Café e a História de Tupã”. Ao final, os participantes serão convidados a confeccionar um chaveiro em formato de bule de café. Também no dia 14, às 15h, o público poderá participar de um passeio cultural, realizado em um trenzinho, que irá percorrer marcos importantes da formação e desenvolvimento da cidade. Serão disponibilizados áudios com informações sobre o trajeto, com o objetivo de valorizar os monumentos históricos de Tupã e destacar a importância de preservá-los para as gerações futuras.

Serviço

BIBLIOTECAS

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros
(11) 3024-2500
Funcionamento: de terça a domingo e feriados, 9h30 às 18h30.
Acessibilidade no local
Gratuito
www.bvl.org.br

Biblioteca de São Paulo
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630
Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul
(11) 2089-0800
Funcionamento: de terça-feira a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30
Gratuito
Acessibilidade no local
www.bsp.org.br

MUSEUS

Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 São Paulo-SP
Metrô Bresser-Mooca (900m)
(11) 2692-1866
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00 e domingos das 10h às 17h
R$ 10 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
http://museudaimigracao.org.br/

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Pavilhão Manoel da Nóbrega – Parque do Ibirapuera, portão 10 – São Paulo-SP
(11) 3320-8900
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 10h às 17h (permanência até às 18h)
Estacionamento pelo portão 3 (Zona Azul)
R$ 6 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.museuafrobrasil.org.br

Catavento Cultural e Educacional
Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
(11) 3315-0051
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 9h às 17h (Bilheteria fecha às 16h)
Estacionamento pago no local
R$ 6 | Grátis aos Sábados
Acessibilidade no local
www.cataventocultural.org.br

Casa das Rosas
Av. Paulista, 37, Bela Vista – São Paulo-SP
Estação Brigadeiro do Metrô (850m)
(11) 3285-6986 | (11) 3288-9447
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 10h às 22h | domingos e feriados, das 10h às 18h
Estacionamento pago no local
Entrada gratuita
Acessibilidade no local
www.casadasrosas.org.br

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, S/N – Pacaembu,  São Paulo- SP
(11) 3664-3848
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 17h (Bilheteria até às 16h)|
Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h (bilheteria até às 17h)
R$ 10 | Grátis aos sábados
Estacionamento na Praça Charles Miller (Zona Azul)
www.museudofutebol.org.br

Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo-SP
CPTM Cidade Jardim (850m)
(11) 3032-3727
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h às 18h
Estacionamento pago no local
R$ 10 (meia-entrada R$ 5) | Grátis aos sábados, domingos e feriados
Acessibilidade no local
www.mcb.org.br

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 – Luz, São Paulo – SP
(11) 3324-1000
Funcionamento: quarta a segunda (fechado às terças) das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h)
Estacionamento gratuito no local
R$ 6 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.pinacoteca.org.br

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e aos sábados das 10h às 18h.
oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
http://oficinasculturais.org.br/

FÁBRICAS DE CULTURA

Acessibilidade no local
Entrada gratuita
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura de Sapopemba
Rua Augustin Luberti, 300 – Fazenda da Juta, São Paulo – SP
(11) 2012-5803
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes
Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281 – Conj. Hab. Fazenda do Carmo, São Paulo – SP
(11) 2556-3624
Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 17h00 (Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)

Fábrica de Cultura de Vila Curuçá
Rua Pedra Dourada, 65 – Jardim Robru, São Paulo – SP
(11) 2016-3316
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)

Fábrica de Cultura de Itaim Paulista
Rua Estudantes da China, 500 – Itaim Paulista, São Paulo – SP
(11) 2025-1991
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)

Fábrica de Cultura Jaçanã
Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
(11) 2249-8010
Funcionamento: terça a sexta, das 9h às 17h; sábados e domingos: variável de acordo com a programação

Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651
(11) 5510-5530
Funcionamento: terça a sexta, das 9h às 20h; sábados e domingos: variável de acordo com a programação

Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo – SP
(11) 3288-0136
Funcionamento da bilheteria: terça a domingo, das 14h até o início do espetáculo; vendas antecipadas: de terça a sábado das 14h às 19h
Acessibilidade no local
www.teatrosergiocardoso.org.br / vendas pela Internet: www.ingressorapido.com

Museu do Café – Santos
Rua XV de novembro, 95 – Centro – Santos-SP
(13) 3213-1750
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h às 17h | domingo das 10h às 17h
R$ 10 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.museudocafe.com.br

Museu Casa de Portinari – Brodowski
Praça Cândido Portinari, 298 – Brodowski-SP
(16) 3664-4284
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h às 18h
Entrada: ingresso voluntário
Acessibilidade no local
www.museucasadeportinari.org.br

Museu Felícia Leirner – Campos do Jordão
Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880 – Campos do Jordão-SP
(12) 3662-6000
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h às 18h
Estacionamento gratuito no local
Cidadãos jordanenses não pagam mediante apresentação de comprovante de residência
Entrada: inteira R$10 e meia R$ 5 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos
Acessibilidade no local
www.museufelicialeirner.org.br

Museu H. P. Índia Vanuíre – Tupã
Rua Coroados, 521, Centro – Tupã-SP
(14) 3491-2333
Funcionamento: de terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h às 17h
Entrada gratuita
Acessibilidade no local
www.museuindiavanuire.org.br