Delegada fala sobre atuação das Delegacias de Defesa da Mulher

Estado de SP possui sete unidades com preparo especial para atendimento às mulheres vítimas de violência, importunação e abuso sexual

sex, 08/03/2019 - 18h36 | Do Portal do Governo

Em uma série de cinco vídeos, a delegada geral de polícia adjunta de São Paulo, Dra. Elisabete Sato, explica quais são as condutas impróprias contra a mulher que devem ser denunciadas e como fazer isso com o suporte da rede de Delegacias de Defesa da Mulher do Estado.

As mais importantes incluem importunação sexual, abuso sexual e violência contra a mulher. Segundo a delegada, qualquer cidadão pode procurar a DDM, que possui preparo especial para atendimento às mulheres vítimas de violência. É importante também especificar os tipos de crimes e a data da ocorrência dos mesmos.

Entre as orientações estão como localizar uma DDM ou delegacia de polícia, os canais de denúncia por telefone e pela internet e o que é necessário apresentar à polícia para denunciar – lembrando que a palavra da mulher vale como prova.

A delegada revela também como funcionam as medidas protetivas, explica como devem ser solicitadas, quais são as características das medidas protetivas e como agir quando a medida protetiva não é cumprida.

Atualmente, o Estado possui sete DDMs com funcionamento ininterrupto 24 horas por dia, com unidades em Sorocaba, Campinas e quatro na capital.

Veja abaixo a sequência dos vídeos com a delegada geral de polícia adjunta de São Paulo, Dra. Elisabete Sato:

Delegacia de Defesa da Mulher: quem pode procurar

Delegacia de Defesa da Mulher: violência, importunação e abuso sexual

Delegacia de Defesa da Mulher: medidas protetivas

Delegacia de Defesa da Mulher: expansão das DDMs 24h em SP