Definidas as profissionais do primeiro programa paulista de mentoria

Cônsules e especialistas em gestão pública integram “Programa Mulheres Mentoras”, da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais

qua, 04/04/2018 - 18h28 | Do Portal do Governo

A Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo de São Paulo acaba de anunciar as profissionais que farão parte do “Programa Mulheres Mentoras” do Estado. Doze profissionais foram convidadas para participar da iniciativa inédita e serão apresentadas às mentorandas no próximo 18 de abril.

De acordo com Isabela Messias, assessora de Cooperação Internacional da AEAI e idealizadora do projeto, “estamos agora em fase de analisar o perfil das interessadas”. A AEAI recebeu mais de duzentas inscrições. Durante 8 meses, mentoras e mentorandas terão reuniões periódicas para troca de experiências e, principalmente, o auxílio das jovens

O programa de mentoria é um recurso muito usado no exterior e no setor privado, mas ainda é novidade na área pública. “A participação de mulheres na gestão pública ainda é muito pequena”, afirma Isabela. Apenas 10% dos deputados federais são mulheres e menos de 15% dos vereadores. Dados do IBGE de 2017 indicam que as mulheres respondem por 37% dos cargos de direção e gerência.

Estudos comprovam a importância da mentoria para avançar na carreira. A relação de mentorandos e mentores maximiza o potencial de aprendizagem do mentorando por meio do desenvolvimento de habilidades profissionais, estratégias de carreira com aumento de chances de promoção e ascenção na carreira.

A prática da mentoria também se mostra fundamental para o mentor, que se beneficia com o aprendizado de novas tecnologias, com a troca de conhecimentos e novas soluções para determinados problemas.

Conheça abaixo as mentoras:

Patricia Iglecias

Professora Associada da Faculdade de Direito da USP. Superintendente de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo. Livre-Docente (2011), Doutora (2007) e Mestre (2002) pela mesma instituição. Diretora do Escritório Regional para o Brasil do Programa Cidades do Pacto Global da ONU. Advogada e Parecerista na área de Direito Ambiental. Foi Secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (2015/2016).

Nathalie Beaudoin

Vice-Cônsul e Chefe da seção de assuntos políticos, econômicos e públicos no Consulado Geral do Canadá em São Paulo. Ela tem trabalhado no Departamento de Relações Exteriores do Canadá desde 2007 e tornou-se diplomata em 2009. Ao longo da carreira, ela trabalhou em diversos projetos de alto nível para o governo canadense em missões como o Afeganistão e o Haiti. Também trabalhou como chefe de gabinete para o vice-ministro canadense responsavel pelas Américas e atuou na embaixada do Canadá no Haiti como oficial de assuntos políticos.

Marília Bonas

Historiadora e mestre em Museologia Social pela Universidade Lusófona de Lisboa. Atua há 17 anos nas áreas de pesquisa, documentação, curadoria e gestão de instituições culturais. Foi diretora técnica e executiva do Museu do Café e do Museu da Imigração. Atualmente, coordena o Memorial da Resistência de São Paulo.

Rovena Maria Carvalho Negreiros

Diretora Adjunta de Análise e Disseminação de Informações da Fundação Seade. Advogada, com mestrado em Direito-Sociologia Jurídica pela Universidade Federal de Santa Catarina– UFSC e doutoranda em Economia do Setor Público pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Gestora pública com especialização em políticas urbanas e de desenvolvimento regional, foi presidente da Empresa de Planejamento Metropolitano S/A – Emplasa e superintendente de Acompanhamento e Projetos da Empresa Municipal de Urbanização –Emurb, da Prefeitura de São Paulo. Ocupou a presidência do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo –Condephaat. Prestou inúmeras consultorias para instituições governamentais federais e estaduais, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento –PNUD e Caixa Econômica Federal. Foi professora de graduação e pós-graduação do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – IE/Unicamp. Foi pesquisadora do Núcleo de Economia Social e Urbana- Nesur-IE/Unicamp.

Marinalva Cruz 

Secretária-adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPED, graduada em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Sant’Anna (UniSant’Anna) e Pós-Graduada em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Possui mais de 15 anos de experiência com o Sistema Nacional de Emprego (SINE-SP), foi Conselheira do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD), delegada da Conferência Estadual e Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e delegada da Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente, é membro da Câmara Paulista para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal e palestrante em feiras, fóruns, seminários e eventos, como foco na inclusão social e profissional da população com deficiência.

Thais Aun

Assumiu como Diretora interina do Escritório do Governo de Québec em São Paulo em setembro de 2015. Suas responsabilidades incluem promover o Québec no Brasil e coordenar as relações políticas, econômicas e culturais. Antes disso, ocupou diferentes cargos no Brasil e Canadá, incluindo no Consulado Geral do Canadá em São Paulo, no Centro de Educação Canadense em São Paulo e na Faculdade Niagara no Canadá. A Sra. Aun se formou em Relações Publicas e Administração de Negócios – Marketing na Faculdade Niagara, no Canadá.

Mariju Bofill

Adida de imprensa do Consulado-Geral dos EUA em São Paulo. Começou sua carreira no Departamento de Estado em 2001 e já serviu na França, Equador, México e Grécia. Ingressou no Serviço de Relações Exteriores em 2004. Antes de chegar a São Paulo, Mariju foi assistente especial do secretário-adjunto de estado para Assuntos Legislativos, foi responsável pelas atividades do Departamento de Estado com o Congresso norte-americano. Foi oficial política na embaixada dos EUA em Paris (França). Em Washington, Mariju foi funcionária de escritório da França, Malta e Mônaco e assistente pessoal do escritório de Assuntos Europeus e Eurasianos. Como membro do Comitê de Administração Presidencial, Mariju serviu na Secretaria de Antiterrorismo, como assistente especial da Subsecretaria de Assuntos de Organizações Internacionais, diretora política na embaixada dos EUA em Atenas (Grécia) e como Oficial de Relações Exteriores responsável por controles de exportação e programas de segurança nas fronteiras na América Latina, África e Mediterrâneo. Mariju fala português, francês e filipino.

Coronel PM Helena dos Santos Reis

Secretária-chefe da Casa Militar e coordenadora estadual da Defesa Civil. Helena Reis é a segunda mulher a comandar a Casa Militar do governador e a coordenadoria estadual de Defesa Civil. Foi declarada aspirante a oficial em agosto de 1992 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Suas atribuições mais recentes foram no comando da Escola Superior de Sargento da Polícia Militar do Estado de São Paulo e do Policiamento do Interior 5 de São José do Rio Preto. Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

Margarita Perez Villaseñor

Nasceu na Cidade do México em outubro de 1972. Formou-se em Licenciatura em Relações Internacionais no Colégio de México e, posteriormente, realizou um Mestrado em Economia Política Internacional na London School of Economics and Political Science (LSE) em Londres, Reino Unido, com uma bolsa de estudos concedida pelo Conselho Britânico. Desde 1997, trabalha como funcionária pública, ocupando cargos em diversos órgãos públicos.Em 2014, integrou-se novamente ao Ministério de Relações Exteriores (SRE) como Diretora Geral responsável por coordenar a realização das Cúpulas da Associação dos Estados do Caribe (AEC) e da Comunidade do Caribe (CARICOM) em Mérida (abril de 2014), entre outras. Em 2015, foi nomeada Diretora Geral a cargo da relação bilateral com a América do Sul, cobrindo os seguintes países: Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Desde julho de 2016, ocupa o cargo de Cônsul Geral do México em São Paulo. É fluente em inglês e tem conhecimentos de francês e português.

Isadora Chamsky Cohen

Responsável pela Unidade de Parcerias Público-Privadas e Secretário Técnico e Executivo do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização do Governo do Estado de São Paulo. Advogada, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursou a especialização em Direito da Infraestrutura e mestranda em Direito e Desenvolvimento ambas pela FGV Direito SP.

Aline Cardoso 

Vereadora licenciada, eleita para seu 1º mandato em 2016, e atual Secretária Municipal de Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo. Antes de iniciar sua vida política, Aline, que é graduada e pós-graduada em Relações Internacionais, atuou como coordenadora de projetos na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e, posteriormente, como empresária, dirigindo a empresa de consultoria e projetos internacionais Orbiz. Ao longo de sua carreira, trabalhou principalmente com atividades de fomento ao desenvolvimento econômico e à geração de trabalho e renda. Fundou a rede de mobilização social Gente Urbana, atuando como voluntária e implantando projetos sociais junto a jovens e mulheres de periferias da cidade de São Paulo. Suas principais bandeiras na vida pública são o apoio ao empreendedorismo, a capacitação de jovens, a economia criativa, além da sustentabilidade e empoderamento feminino, todas propostas que ajudam a transformar São Paulo em uma cidade mais humana e igualitária, valorizando e desenvolvendo seus talentos.

Mônica Sodré

Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Graduada em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professora de pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), colunista mensal do blog Legis-Ativo do Estadão, professora de ciência política em iniciativas livres de educação política da Oficina Municipal e da Fundação Konrad Adenauer e consultora política de organizações do terceiro setor, entre elas a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e o Movimento Voto Consciente (MVC).