Defesa Civil alerta para ocorrência de chuvas com raios em SP

Previsão válida até quarta-feira (11); Campinas, Rio Preto e Franca estão entre as regiões com possibilidade de precipitações mais fortes

seg, 09/12/2019 - 13h31 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para ocorrências de chuvas fortes, com ventos e ocorrências de raios entre segunda-feira (9) e quarta-feira (11) em pontos diversos do Estado.

De acordo com o alerta, o período será marcado por uma precipitação persistente, que criará condição para acumulados significativos com riscos de transtornos como deslizamentos e desabamentos, além de enxurradas e inundações. A previsão envolve parte da faixa central e norte do Estado de São Paulo, como Campinas, Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Araraquara, Ribeirão Preto e Franca, além de parte de Sorocaba e Marília.

Na Região Metropolitana da capital e no Vale do Paraíba também é esperada precipitação, porém em forma de pancadas fortes, seguidas por descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade forte, com transtornos como queda de árvores, enchentes, alagamentos e ocorrências relacionadas com raios.

A Defesa Civil recomenda sempre a procurar abrigo em lugares seguros em situações de emergência. Em casos de raios, evite áreas abertas. Se estiver dentro de casa, afaste-se de objetos ligados à rede elétrica e evite tomar banho.

Alertas no celular e na TV

A Defesa Civil do Estado envia alertas gratuitamente por SMS com informações em tempo real sobre chuvas fortes e alagamentos. Basta cadastrar o número enviando seu CEP para 40199. É possível acompanhar avisos de ocorrências também pelo perfil @defesacivilsp no Twitter.

Clientes de TV por assinatura recebem mensagens de alertas de desastres naturais, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo. As mensagens aparecem em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) com tempo de exposição de 10 segundos. Não é necessário se cadastrar para receber as notificações de emergência pela TV paga. Há opção de o assinante fechar o pop-up se desejar.