Defesa Civil alerta para chuva intensa e ventos em SP

Previsão é válida para esta quarta e quinta-feira; veja quais cuidados tomar se estiver dentro de casa ou na rua

ter, 26/11/2019 - 19h39 | Do Portal do Governo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a ocorrência de chuvas intensas, com ventos, nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28). A previsão, válida para regiões diversas do Estado, indica a passagem de uma frente fria que, somada ao calor, favorecerá a condição para precipitação de intensidade forte, acompanhada por atividades elétricas e rajadas de ventos fortes.

Em Registro, São José dos Campos, Presidente Prudente e no Litoral Norte estão previstas chuvas de até 50 milímetros. Já em outras 11 regiões, a previsão é de chuvas com precipitação entre 55 e 75 milímetros. As regiões são: Baixada Santista, Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Araraquara, Franca, Itapeva e Região Metropolitana de São Paulo.

Em casos de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou também os Bombeiros (193) e a Polícia Militar (190). Se houver raios, a Defesa Civil recomenda procurar abrigo em locais fechados e evitar áreas abertas, como terrenos ou praias.

Se estiver dentro de casa, durante a tempestade procure ficar distante de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões. Fique distante também de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.

Alertas no celular e na TV

A Defesa Civil do Estado envia alertas gratuitamente por SMS com informações em tempo real sobre chuvas fortes e alagamentos. Basta cadastrar o número enviando seu CEP para 40199. É possível acompanhar avisos de ocorrências também pelo perfil @defesacivilsp no Twitter.

Clientes de TV por assinatura recebem mensagens de alertas de desastres naturais, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo. As mensagens aparecem em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) com tempo de exposição de 10 segundos. Não é necessário se cadastrar para receber as notificações de emergência pela TV paga. Há opção de o assinante fechar o pop-up se desejar.