Décimo FalaTec aborda a economia circular na moda

Podcast sobre tecnologia e atualidades do Centro Paula Souza tem debate sobre como desenvolver atitudes sustentáveis de consumo

qui, 06/12/2018 - 19h14 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (6) o Centro Paula Souza lança o décimo episódio do FalaTec, último podcast da série dedicado a discutir atualidades, inovação e tecnologia. Para falar sobre moda sustentável, o apresentador Leonardo Tote recebe Marcos Rossetton, professor da Etec de Artes e da Etec Tiquatira.

No programa, a dupla discute o significado de moda sustentável, o que é upcycling, como microempreendedores podem difundir esse conceito, como evitar o consumo exagerado de roupas e de que maneira o assunto é abordado nas Etecs.

“É raro pensarmos de onde vem aquela roupa que compramos em nossa loja preferida. Onde ela foi produzida, como e por onde passou antes de chegar às nossas mãos. Porém, é comum comprarmos peças que não precisamos, principalmente em épocas de liquidações, e esquecermos de peças antigas que poderiam ter um novo destino. mas afinal, como ser sustentável na hora de se vestir?”, diz Tote para iniciar a discussão sobre moda circular.

O que significa criar e comercializar moda sustentável? O professor Rossetton começa dizendo que basicamente são metodologias e processos de produção que não prejudicam o meio ambiente. “Também conhecida como ecofashion, é uma cadeia de produção que impacta menos o ecossistema, que envolve recursos, insumos e todos ambientes em torno daquele produto a ser comercializado”, explica.

O podcast já está disponível para streaming e download na internet e também no Spotify. As nove primeiras edições trataram de cursos técnicos, do descarte de plástico no meio ambiente, do mercado de games no Brasil, da gourmetização de alimentos, de mobilidade urbana, do blockchain, de respeito à diversidade, de empreendedorismo e de inteligência artificial respectivamente, e também podem ser ouvidas nessas plataformas.

Esse é o último episódio da primeira temporada do FalaTec. O podcast volta no ano que vem com mais conversas sobre ensino e tecnologia para o mundo contemporâneo.

FalaTec

A série de dez podcasts trouxe conversas com especialistas que atuam como docentes ou coordenadores, à frente de equipes e disciplinas dos cursos técnicos das Escolas Técnicas (Etecs) e tecnológicos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, em um bate-papo descontraído e cheio de informação.

A retransmissão dos podcasts, seja na versão completa ou na reduzida, com um minuto de duração, é liberada para os veículos de comunicação, com o devido crédito.