Daee vai investir R$ 1,81 milhão na manutenção do Parque Ecológico do Tietê

Recursos serão usados para manutenção das instalações, redes elétrica e hidráulica e áreas verdes

qua, 20/11/2019 - 15h28 | Do Portal do Governo

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) vai investir R$ 1,81 milhão em 2020 no serviço de manutenção das instalações civis, as redes elétrica e hidráulica e áreas verdes do núcleo Engenheiro Goulart do Parque Ecológico do Tietê.

A manutenção das áreas verdes inclui a poda de árvores, arbustos e grama; reposição de árvores e arbustos danificados; adubação; controle de pragas e espécies invasoras e irrigação por caminhão-pipa. O trabalho inclui também remoção de lixo e entulho, enviado para aterros sanitários credenciados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, manutenção das vias de serviço e sistema de iluminação paisagística.

Localizado na zona leste da capital, o Parque Ecológico do Tietê foi criado em 1976, para preservar as várzeas ao longo do rio Tietê na Região Metropolitana de São Paulo. Estas áreas protegem a população dos efeitos das chuvas, uma vez que retêm as águas pluviais.

Além da função de preservar a fauna e a flora do rio, o Parque Ecológico do Tietê oferece uma série de atividades aos visitantes, que chegam a mais de 25 mil por fim de semana. O projeto arquitetônico e paisagístico do parque foi concebido pelo arquiteto Ruy Ohtake.

Em seu Centro de lazer estão instalados 21 campos de futebol, 5 quadras poliesportivas, barcos e pedalinhos para passeio num lago de 75 mil metros quadrados, 9 quilômetros de trilhas para caminhada, playground, salas de ginástica, além de bosques, quiosques, churrascarias e um estacionamento para mil veículos. O parque abriga também os Centros de Treinamento do Corinthians, Portuguesa de Desportos e Palmeiras.

O Parque Ecológico do Tietê abriga também:

Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras): recebe animais silvestres apreendidos pela Polícia Ambiental, recupera-os quando feridos e os devolve às áreas de habitat natural;

Museu do Tietê: acervo reúne bens históricos, imagens, objetos e equipamentos técnicos, que retratam a importância do Tietê para a história de São Paulo e do Brasil, desde a época em que era conhecido como Anhembi, no início da colonização; as transformações ocorridas ao longo do tempo e as obras realizadas para controlar suas vazões.