Curso técnico de Energia Renovável estreia turma-piloto

Formação em formato semipresencial conta com atividades práticas em laboratório na Etec e aulas teóricas em ambiente virtual

sex, 03/08/2018 - 16h39 | Do Portal do Governo

Começa nesta sábado (4) a aula inaugural da turma-piloto com 40 alunos do novo curso técnico gratuito de Sistemas de Energia Renovável, do Centro Paula Souza (CPS). A estreia será na Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Basilides de Godoy, na Vila Leopoldina, zona oeste da capital.

A formação foi desenvolvida pelo CPS, na modalidade semipresencial, em parceria com empresas do setor energético, além da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo.

O curso técnico tem duração de três semestres e engloba temas como instalações elétricas, eficiência energética, sistemas fotovoltaicos e solares térmicos.

As atividades práticas serão semanais em laboratório na Etec e as aulas teóricas ocorrerão em ambiente virtual com suporte de um professor mediador. Com o lançamento da turma-piloto, a previsão é que o curso seja estendido a outras unidades.

O técnico em Sistemas de Energia Renovável é o profissional que realiza projetos, instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica de fontes renováveis, como eólica, solar e hidráulica.

Outras opções

Além da formação técnica, o CPS lançou em 2018 outras duas opções de cursos na mesma área em diferentes níveis. Para quem tem diploma de Ensino Técnico em carreiras relacionadas, a Etec Bento Quirino, de Campinas, oferece especialização técnica em Gestão de Energia, voltada a quem busca obter conhecimentos específicos no assunto.

Em nível superior, o CPS conta com o curso tecnológico de Gestão de Energia e Eficiência Energética na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Campinas.

O objetivo da formação é preparar profissionais capazes de projetar e gerenciar sistemas de energia renovável em indústrias, comércios e residências, além de coordenar programas de uso racional, indicar tecnologias e definir estratégias de eficiência energética.