Cuide da gastrite com uma alimentação equilibrada

Quem sofre de gastrite, convive sempre com o medo de comer algo que lhe faça mal. É, sim, verdade que a seleção de alimentos que devem ser evitados é grande. […]

seg, 16/07/2018 - 11h15 | Do Portal do Governo

Quem sofre de gastrite, convive sempre com o medo de comer algo que lhe faça mal. É, sim, verdade que a seleção de alimentos que devem ser evitados é grande. Mas isso não quer dizer que come mal quem tem a doença.

 

Bebidas alcoólicas, refrigerantes, chocolates e achocolatados, alimentos que contém cafeína, como o café e o chá mate, e produtos picantes e muito condimentados são alguns alimentos da lista que dá medo em quem tem gastrite.

 

Outros vilões para pessoas diagnosticadas com gastrite são os alimentos gordurosos. “Como a digestão destes alimentos é mais demorada, prejudica mais ainda o órgão inflamado”, explica a nutricionista Karin Klack, da Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.

 

Alimentos gordurosos não são apenas frituras. “Há muita gordura presente em bolachas recheadas ou amanteigadas, cortes de carnes com muita gordura, assim como os embutidos e até mesmo as aves”, explica ela. “Não é porque o frango é uma carne branca que está ausente de gordura. Partes como a coxa e a asinha são exemplos a serem evitados”.