CPTM orienta usuários sobre comércio ilegal nos trens e estações

Só no primeiro semestre deste ano, foram 7.810 denúncias, 38% do total de mensagens enviadas à área de Segurança

sex, 03/08/2018 - 11h26 | Do Portal do Governo

Quem utiliza o transporte público na capital paulista já se deparou com vendedores ambulantes nos trens e estações da CPTM. Esse comércio representa o maior número de reclamações de passageiros pelo SMS Denúncia da Companhia. Só no primeiro semestre deste ano, foram 7.810 denúncias, 38% do total de mensagens enviadas à área de Segurança.

Os esforços da Companhia para combater a prática incluem fiscalizar os trens e as plataformas e orientar os usuários a não comprar esses produtos e não fomentar o comércio dos ambulantes. Dessa forma, as viagens ficam mais rápidas e tranquilas, já que alguns desses comerciantes causam atrasos na circulação segurando portas e danificando equipamentos.

As informações aos usuários já estão circulando nas estações da Linha 8 Diamante: Palmeiras- Barra Funda, Lapa, Osasco, General Miguel Costa, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi e trazem dizeres como “Quem compra do ambulante é responsável pelo comércio ilegal! Não compre”; “Sem ambulantes, a viagem será bem melhor! Não compre” a “Viagem sem grito e sem sujeira! Não compre”.

A CPTM também fornece canais para que os usuários possam denunciar a presença de ambulantes nas composições, como o SMS-Denúncia – cel. 97150-4949: denúncias anônimas por SMS; Whatsapp CPTM – cel. 99767-7030: podem enviar vídeos, fotos e mensagens de texto;

Para facilitar a atuação da segurança, o denunciante deve descrever as características físicas do infrator, a mercadoria comercializada, o número do carro (vagão), a linha e a próxima estação. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, já foram realizadas mais de 20 mil retenções com cerca de 800 mil produtos apreendidos.

Com esse trabalho de conscientização, a CPTM espera obter a colaboração dos passageiros no combate ao comércio irregular e reduzir de forma significativa a prática nos trens.