CPTM: Estação Tatuapé promove festa de samba-rock

Com participação dos DJs Cristiano e Kid Love, evento acontece nesta sexta (8) no Espaço Cultural da Estação (Linhas 11-Coral e 12-Safira)

qui, 07/06/2018 - 8h37 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (8), a Estação Tatuapé, que atende às linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, recebe a segunda edição do projeto “Estação Samba-Rock”, com participação dos DJs Cristiano e Kid Love. Das 16h às 19h, a dupla agita o público com músicas das décadas de 1960, 1970 e 1980, além de canções atuais, rock, jazz e MPB.

O evento será no Espaço Cultural, localizado no mezanino da estação, e contará com a participação de professores e grupos de dança, que ensinarão os passos das músicas à plateia. Além disso, o DJ Kid Love, que também promove feiras de livros em cidades do Alto Tietê, convidou escritores e poetas para fazer performances e distribuir livros para os usuários.

O objetivo é promover os artistas e entreter o público, que se reúne para encontrar conhecidos e se divertir com a música, retomando às raízes do samba-rock. O estilo surgiu na comunidade negra entre as décadas de 1950 e 1960 em bailes que aconteciam em casas de família e salões nas periferias de São Paulo. Na ocasião, os participantes mesclavam os movimentos do rock and roll com passos do samba de gafieira.

Os frequentadores dos bailes não podiam contratar orquestras e acabaram inventando a figura dos discotecários, que seria o embrião dos DJs. Em 11 de novembro de 2016, o samba-rock foi considerado patrimônio imaterial da cidade de São Paulo pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

A ação é idealizada pelo animador cultural e educador multimídia Egídio Rocha, conhecido como Dj Kid Love, e realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.