CPTM e Metrô oferecem tratamento especial para ciclistas

Para usufruir das facilidades, confira as regras de embarque e desembarque e as condições para utilização dos bicicletários nas estações

seg, 28/05/2018 - 10h06 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Em 2017, houve 65.656 ciclistas portando bikes nos trens da CPTM

Os cidadãos que usam a bicicleta como meio de transporte ou lazer na Região Metropolitana de São Paulo também podem contar com a facilidade de utilizar os serviços do Metrô e da CPTM durante as pedaladas.

Ambas as companhias oferecem vagas nos bicicletários e espaços para as bikes nos vagões, permitindo viagens com mais segurança e conforto e conforto aos usuários do transporte público sobre trilhos.

O Metrô de São Paulo disponibiliza cerca 600 vagas de bicicletários e paraciclos nas estações do sistema onde existem demandas.

Além dos bicicletários nas estações Sé, Carrão, Guilhermina-Esperança e Corinthians-Itaquera, há paraciclos em outras 21 estações nas cinco linhas operadas pelo Metrô: Parada Inglesa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Paraíso, Vila Prudente, Vila Madalena, Artur Alvim, Vila Matilde, Penha, Belém, Anhangabaú, Palmeiras-Barra Funda, Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Oratório, Vila Prudente (Linha 15-Prata), Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Tamanduateí e Santa Cecília.

É importante observar as regras de utilização da Companhia do Metropolitano, que funciona de segunda a sexta-feira, a partir de 20h30; aos sábados, de 14h em diante; aos domingos e feriados, o acesso é permitido durante o dia inteiro.

CPTM

Na CPTM, desde 2007, as bicicletas são liberadas aos fins de semana, a partir das 14h de sábado até o encerramento da operação comercial, e durante todo o dia aos domingos e feriados. Em agosto de 2015, as bikes também foram liberadas para embarque no trem durante a semana após as 20h30. Em 2017, houve 65.656 ciclistas portando bikes nos trens.

Ao todo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos conta com 6.261 vagas em bicicletários, oferecidas em diversas estações do sistema. Os passageiros também devem estar atentos às regras de utilização, fixadas nas estações. Uma das orientações é para o limite de quatro bicicletas por vagão.