CPS treina agentes de inovação para captar financiamento

Iniciativa faz parte de uma série de capacitações promovidas pela Inova Paula Souza para fomentar o conhecimento de alunos e professores

sex, 22/06/2018 - 11h51 | Do Portal do Governo

Na última quinta-feira (21), os 41 agentes de inovação do Centro Paula Souza (CPS) participaram de um treinamento com a Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep), ligada ao governo federal, para conhecer as ferramentas de financiamento do órgão e, dessa forma, estarem aptos a orientar a submissão de projetos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais.

A iniciativa faz parte de uma série de capacitações promovidas pela Inova Paula Souza, agência de inovação e empreendedorismo do CPS, para fomentar o conhecimento de alunos e professores da instituição.

“Essa ação faz parte de nossa intenção de ter agentes especialistas que atuem para ampliar a integração do CPS em ecossistemas de inovação e ajudem a viabilizar os projetos e as startups de nossos alunos e professores”, avalia Mauro Zac, diretor da Inova.

Para o segundo semestre, estão previstos treinamentos com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), ambas do governo estadual. Ao final da série de capacitações, os agentes vão transferir as informações às unidades sobre os processos de captação de recursos e condições de inscrição de projetos.

“Queremos disponibilizar para todas as unidades conhecimentos sobre fontes de financiamento público e privado para a pesquisa que desenvolvem”, explica Simoni Maria Gheno, coordenadora do Programa Agentes de Inovação da Inova.

Segundo ela, vários trabalhos apresentados anualmente pelas Etecs e Fatecs na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) estariam habilitados a receber recursos, saindo da prancheta para constituírem startups ou outros empreendimentos. “Vamos mostrar as ferramentas para que professores e alunos enxerguem oportunidades.”

Apoio à inovação

Durante esse primeiro treinamento, os agentes receberam informações sobre os programas e linhas de apoio à inovação da Finep, que opera com taxas e prazos diferenciados e bastante atrativos, se comparados ao mercado.

A Finep também ampliou as garantias a serem ofertadas nos contratos de financiamento, de forma a facilitar a tomada de crédito pelas empresas. “Nós vamos treinar esses profissionais para que possam ajudar as empresas a elevarem seus investimentos em P,D&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação), a partir da elaboração de projetos de inovação”, afirma Oswaldo Massambani, superintendente de Inovação da Finep em São Paulo.

Os agentes de inovação do Paula Souza atuam hoje nas 16 regiões administrativas do Estado, dando suporte a iniciativas variadas da instituição na área de inovação e empreendedorismo.