CPS tem videoaula de interpretação de texto no YouTube

Conteúdo é apresentado pelo professor de língua portuguesa e coordenador do Ensino Médio da Etec de Heliópolis, Francisco Araújo Pinheiro

qui, 09/05/2019 - 16h04 | Do Portal do Governo

O canal do Centro Paula Souza (CPS) no YouTube apresenta mais um conteúdo do projeto Aulas Fundamentais. A nova videoaula traz dicas sobre interpretação de texto, com apresentação do professor da Escola Técnica Estadual (Etec) de Heliópolis Francisco Fagner Araújo Pinheiro.

O projeto tem como objetivo mostrar, periodicamente, o trabalho de educadores das Etecs e das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), além de auxiliar quem está se preparando para vestibulares, provas e concursos.

Pinheiro é professor de língua portuguesa e coordenador do Ensino Médio da unidade de Heliópolis, onde trabalha há cerca de cinco anos. O educador já teve blog, pensou em escrever uma gramática, mas decidiu seguir pelo universo dos vídeos e criou o canal Prof. Fagner e o Português Nordestino.

Ele conta que um dos maiores desafios é ajudar os alunos a vencerem a preguiça de ler na era das redes sociais e da informação em alta velocidade. “Cada vez menos há espaço para os clássicos”, diz. Para enfrentar essa situação, ele inicia seu trabalho com livros que têm mais apelo entre os jovens, como os da série Harry Potter.

Assim, Pinheiro prepara o terreno para levar os alunos às grandes obras da literatura: “Mostro a eles que o personagem Harry é o estereótipo do herói dos clássicos.” Ele também usa filmes e séries para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas.

A videoaula produzida pelo docente da Etec de Heliópolis traz dicas de interpretação de texto para quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também são úteis para a formação de estudantes e profissionais.

O projeto Aulas Fundamentais tem outras duas aulas no YouTube. Uma sobre a União Europeia, apresentada pelo professor Thiago Hernandes, que leciona geografia na Etec Pedro D’Arcadia Neto, de Assis, e gestão ambiental nas Fatecs Assis e Presidente Prudente. A outra, sobre raciocínio lógico, foi produzida pelo educador Fábio Aparecido, que dá aulas de matemática na Etec Cônego José Bento, de Jacareí.