CPS promove seminário sobre desafios educacionais

Entre hoje e amanhã, professores de Etecs, Fatecs e instituições parceiras apresentam experiências de sucesso em práticas pedagógicas

qui, 08/08/2019 - 17h14 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza (CPS) sedia, nesta quinta e sexta-feira (8 e 9), a sexta edição do Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (Semtec).

O evento reúne anualmente professores e gestores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) de todo o Estado de São Paulo para apresentação de estudos e práticas pedagógicas desenvolvidas por profissionais do CPS e de instituições parceiras com foco no aprimoramento da formação para o mundo do trabalho. Sob o tema Desafios do Ensino Médio, Técnico e Tecnológico: Ações Formativas no Contexto Contemporâneo, o encontro segue até amanhã, dia 9, na sede do CPS, na capital.

Os estudos que serão apresentados tratam de experiências relacionadas ao uso de metodologias ativas de aprendizagem, projetos interdisciplinares, educação empreendedora, gestão do conhecimento, competências sócio-emocionais, inteligências múltiplas, design thinking, educação ambiental, robótica, gamificação, entre outros assuntos.

Estão previstos 65 artigos e 12 banners distribuídos em cinco linhas temáticas: Flexibilização do mundo do trabalho e da Educação Básica como contribuição para a autonomia na aprendizagem; Formação científica e cidadã da Educação Básica à Educação Superior Tecnológica; Movimento STEAM (Science, Technology, Engeneering, Arts, Mathematics) – Experiências para toda a vida; Interdisciplinaridade hoje: será o fim da aprendizagem por componentes curriculares?; e Os itinerários formativos na articulação do Ensino Médio com o Ensino Superior – a produção de diferentes conhecimentos científicos e tecnológicos nos percursos de formação do aluno.

Confira a programação completa

Pedagogias contemporâneas

Entre as atrações desta quinta-feira está uma palestra com o sociólogo, jornalista e pedagogo espanhol Jaume Carbonell, autor de diversos livros sobre educação, com destaque para a obra Pedagogias do Século XXI, Bases para a Inovação Educativa, que trata de iniciativas para melhorar as relações educativas e estimular o protagonismo do aluno na busca pelo conhecimento.

Já na sexta-feira, os participantes poderão assistir a uma palestra sobre a escola que queremos na contemporaneidade com a socióloga especialista em educação Lourdes Atié.