Cozinha experimental no Lucy Montoro ajuda pacientes em reabilitação

Espaço também é adaptado para oficinas e conta com participação de profissionais do instituto

seg, 27/01/2020 - 19h36 | Do Portal do Governo

Desde outubro de 2019, o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro conta com uma cozinha experimental, mais uma iniciativa voltada ao tratamento dos pacientes. O espaço, idealizado pela coordenadora de Terapia Ocupacional do instituto, Vivian Barboza Vicente, e pela coordenadora de Nutrição, Fernanda Simões de Andrade e Silva, oferece ao paciente em reabilitação a possibilidade de exercitar a atividade de cozinhar sua própria refeição.

“Com essa cozinha, que sofreu adaptações feitas pelos terapeutas ocupacionais, conseguimos viabilizar a retomada dessa atividade pelo paciente”, afirma Vivian Vicente.

A cozinha também está preparada para receber oficinas conjuntas dos serviços de Terapia Ocupacional e de Nutrição, além de projetos individuais, com o intuito de promover a educação nutricional por meio de receitas culinárias. Também receberá oficinas para pacientes disfágicos, com dificuldade na deglutição. Eles poderão desenvolver e preparar, com apoio da nutricionista, receitas de sua preferência, mas com a consistência indicada pela equipe de Fonoaudiologia.

“Estamos muito satisfeitos, pois esse espaço leva o paciente a buscar maior autonomia em suas atividades cotidianas”, celebra a nutricionista Fernanda Andrade. “Além disso, as vivências práticas proporcionadas nessa cozinha devem levar a uma maior adesão às orientações nutricionais, da Fonoaudiologia e da Terapia Ocupacional.”

Além de atividades voltadas aos pacientes da Internação e do Ambulatório Infantil, o espaço receberá oficinas para colaboradores. Atualmente, eles participam do programa Cozinha em Ação, com aulas mensais do nutricionista Luiz Henrique Barroso voltadas à preparação de receitas saudáveis. A ideia é que, ao longo de 2020, alguns colaboradores possam apresentar e preparar suas receitas preferidas com sugestões do nutricionista para torná-las mais saudáveis.