Corpo de Bombeiros resgata bicho-preguiça em São Sebastião

Ao encontrar animais silvestres fora do habitat, recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros ou acionar a Polícia Militar Ambiental

qua, 01/02/2017 - 18h02 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/ Corpo de Bombeiros
A imagem do bicho-preguiça resgatado no litoral paulista gerou uma onda de memes na Internet devido à sua pose, no mínimo, engraçada

O compromisso de proteger a fauna e a flora paulistas é uma das prioridades da política ambiental do Governo do Estado. Mas, e quando cidadãos comuns se deparam com um animal silvestre perdido? O que fazer?

Foi o que aconteceu com o bicho-preguiça resgatado em uma pousada em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, na tarde da última terça-feira (31) no bairro Camburi. O animal foi salvo pelo Corpo de Bombeiros e, em seguida, solto em segurança na natureza. O salvamento só foi bem sucedido porque autoridades competentes foram acionadas.

Polícia Militar Ambiental do Estado, por exemplo, realiza autuações e ações de prevenção em todo Estado por meio da fiscalização das matas, dos rios e represas, das unidades de conservação e do mar territorial.

Portanto, ao encontrar um animal silvestre, a primeira atitude é ligar para o Corpo de Bombeiros ou acionar a Polícia Militar Ambiental pelo 190. Se preferir, também é possível ligar no Disque Ambiente, no 0800 113560, ou enviar e-mail para ambientaldenuncias@policiamilitar.sp.gov.br.

Cuidados 
Como estão fora do habitat natural e, por conta disso, possivelmente assustados, é preciso ter cuidado com os animais silvestres encontrados em situações de risco. O Corpo de Bombeiros alerta para não fornecer alimentos ou água, que podem ser prejudiciais ao animal. O mais importante é chamar as autoridades competentes.