Convênio fortalece educação inclusiva no Ensino Médio do Estado

Parceria visa ampliar iniciativas de inclusão nas escolas e formação continuada de profissionais da educação na rede pública estadual

ter, 20/06/2017 - 12h57 | Do Portal do Governo

Um convênio assinado nesta terça-feira (20) pelo Governo do Estado com o Instituto Rodrigo Mendes, por intermédio das secretarias da Educação e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, irá fortalecer o desenvolvimento da educação inclusiva no Ensino Médio.

A assinatura do convênio, no Memorial da América Latina, prevê a formação continuada de profissionais da rede pública do Estado e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin. Na ocasião, foi lançado o curso “Ensino Médio inclusivo: construindo uma escola”, voltado para a valorização de projetos educacionais e a multiplicação de iniciativas locais nas escolas.

O curso é semipresencial, com recursos de videoconferência produzidos pela Efap (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”) e pela CGEB (Coordenadoria de Gestão da Educação Básica).

Participam da etapa inicial do curso profissionais de 13 diretorias de ensino da capital da Secretaria de Estado da Educação. O conteúdo inclui o repasse de conhecimentos teóricos e práticos aos educadores sobre os direitos da pessoa com deficiência e a valorização da diversidade humana na prática educacional.

Alckmin falou sobre o alcance da iniciativa. “Nós teremos 1.417 escolas incluídas nesse primeiro momento. Aperfeiçoamento, e não apenas aulas para os professores, mas ferramentas para que eles possam trabalhar com uma educação inclusiva e possam desenvolver todo o potencial dos nossos alunos, com e sem deficiência. É um trabalho importante. São Paulo na vanguarda, boa parceria com a sociedade civil organizada, através do Instituto Rodrigo Mendes”, afirmou.

Pioneira no processo de inclusão escolar, a Secretaria da Educação conta hoje com mais de 60 mil alunos com algum tipo de deficiência matriculados na rede pública estadual de ensino. Para que eles tenham acesso ao conteúdo do currículo regular, os estudantes contam com scanner de voz para transformar texto em áudio, impressoras para ampliação de livros e máquinas de Braile, além de curso de inglês online e acessível, entre outros equipamentos.

Memorial
Alckmin aproveitou a oportunidade para visitar as obras de reconstrução do Auditório Simão Bolívar, do Memorial da América Latina, que foi destruído por um incêndio em 2013. A obra deve ser entregue em dezembro deste ano.

“O novo auditório que será reinaugurado é muito mais moderno, com acessibilidade, melhor acústica, é um dos grandes e melhores auditórios do nosso país. Uma grande conquista”, disse o governador. O novo auditório terá característica de multiuso, com capacidade para a promoção de até 300 eventos por ano.