Alckmin oficializa retomada das obras do Corredor Biléo Soares

Com contrato no valor de R$ 58,5 milhões, trecho Nova Odessa/Santa Bárbara D’Oeste deve ser concluído no segundo semestre de 2018

qui, 13/04/2017 - 16h58 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quinta-feira (13) um contrato com o Consórcio Construtor Biléo Soares, construtora que venceu a licitação para dar continuidade às obras do Corredor Biléo Soares – trecho Nova Odessa/Santa Bárbara D’Oeste.

O valor do contrato é de R$ 58,5 milhões e a conclusão dos serviços está prevista para o segundo semestre de 2018. “Uma obra importante para a região, que melhora a ligação metropolitana entre as cidades”, disse Alckmin. A homologação do Consórcio vencedor da licitação já foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Para 2017 e 2018, estão previstas as conclusões das seguintes obras:

– Terminal Americana (piso superior);

– Viário das avenidas São Paulo e Europa com sinalização vertical e horizontal e pontos de parada. Estações de transferência São Paulo e Amizade, em Santa Bárbara;

– Paradas Mônaco e Juruema, na Av. Europa, em Americana;

– Paradas Limeira e Algodão e Estação de Transferência São Paulo;

– Viário das avenidas da Fazenda e Laura Santos – inclusive com ciclovia. Pontos de parada, serviços de infraestrutura hidráulica, drenagem e sinalização viária;

– Adequação do sistema viário nas avenidas Perola Byington, Floriano Peixoto e Tiradentes;

– Estação de Transferência Ribeirão dos Toledos;

– Paradas Prefeito Isaias, Tivoli e mais quatro pontos de parada entre a Estação de Transferência Ribeirão dos Toledos e o Rodoterminal de Santa Bárbara;

– Ponte sobre o Ribeirão dos Toledos;

– Viaduto João Nicolini;

– Drenagem da rua João Bassora;

– Pontos de parada nas avenidas Dom Pedro e São Jerônimo.

Corredor Biléo Soares
Em agosto de 2016 foi publicado o edital para escolher a empresa que finalizaria o trecho Nova Odessa – Americana – Santa Bárbara D’Oeste do Corredor Biléo Soares. As obras foram interrompidas devido ao não cumprimento de prazos por parte da empresa, que teve o contrato rescindido pela EMTU/SP. O reinício acontece nos próximos dias e o término ficou para o segundo trimestre de 2018.

O Corredor já tem 19,7 quilômetros concluídos, compreendendo o Terminal Prefeito Magalhães Teixeira, em Campinas, com a Estação de Transferência Anhanguera e paradas Balão do Tavares e Alberto Sarmento; três quilômetros de faixa exclusiva (Campinas); Terminal de Integração (Hortolândia); Estação de Transferência (Americana); Terminal Metropolitano de Americana em operação parcial; cinco quilômetros de ciclovia (Hortolândia); Rodoterminal de Santa Bárbara d’Oeste; Terminal Rodoviário de Nova Odessa; 5,7 quilômetros de viário da av. Ampélio Gazetta (Nova Odessa), sendo cinco quilômetros de corredor exclusivo de ônibus com seis paradas e uma estação de transferência.