Conservatório de Tatuí faz jus à “capital da música” paulista

Referência na área, instituição oferece cursos gratuitos de música, luteria e artes cênicas, com duração média de seis anos

ter, 10/04/2018 - 18h29 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Referência na área, instituição oferece cursos gratuitos de música, luteria e artes cênicas, com duração média de seis anos

O Estado de São Paulo tem um histórico de sucesso na área cultural, com equipamentos e iniciativas que oferecem oportunidades variadas para quem busca obter formação de qualidade e sem custo no ensino musical.

Uma delas é o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, na cidade de Tatuí, interior do Estado. Referência na área, a escola oferece cursos de música, luteria e artes cênicas, de formação continuada com duração média de seis anos.

Localizado a 131 quilômetros da capital paulista, o Conservatório de Tatuí, como é popularmente conhecido, costuma receber estudantes de todas as regiões do Brasil e também de outros países.

O espaço, fundado em 1954, é uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina, com mais de 60 anos de formação e difusão cultural. De lá saem instrumentistas, cantores, atores e luthiers que, não raramente, conquistam prestígio internacional.

Essa relevância do Conservatório no cenário internacional da música contribuiu para que a cidade de Tatuí ganhasse o título de “Capital da Música”, por meio da lei estadual 12.544, em janeiro de 2007.

No total, são 51 cursos gratuitos, com duração média de seis anos, de onde já saíram alguns dos principais músicos da atualidade. A infraestrutura do local conta com salas de aulas distribuídas em seis imóveis, instrumentos e um alojamento.

Com um programa de ensino atualizado, a instituição também oferece aos alunos bolsas de estudos remuneradas (auxílio, ofício e performance), permitindo dedicação total ao estudo da música e/ou artes cênicas, além da oportunidade de atuar ao lado de profissionais tarimbados.

Isso porque o Conservatório conta com conjuntos pedagógicos (formados exclusivamente por alunos) e pedagógico-artísticos (formados por alunos e professores), que incluem orquestras, bandas, big bands e grupos de música de câmara, dando aos alunos a garantia de prática musical e contato com instrumentistas profissionais.

Como se tornar um aluno

O Conservatório aceita a inscrição de todos os interessados, com ou sem conhecimento musical, desde que respeitada a idade mínima indicada em cada curso.

Os alunos dos cursos de música são selecionados semestralmente, conforme a demanda, ou em caso de existência de vagas remanescentes, a qualquer momento. Já os cursos de artes cênicas e luteria promovem seleções anuais, no início do ano letivo.

A agenda artística do Conservatório integra encontros, festivais, masterclasses, workshops, concertos, espetáculos de teatro, cursos intensivos, palestras e recitais que atraem espectadores de todo o Estado e de diferentes regiões do Brasil.

Para obter mais informações, acesse o site do Conservatório de Tatuí.