Conhece Big Data? Fatec oferece formação pioneira na América Latina

Município de Pompeia, no interior paulista, apresenta curso superior de Tecnologia de Big Data no Agronegócio

seg, 15/05/2017 - 18h13 | Do Portal do Governo

Quem se interessa por inovações tecnológicas já deve ter ouvido falar de “Big Data”, conceito que desponta como a próxima revolução na agricultura. O termo está ligado à possibilidade de armazenar e analisar grandes quantidades de dados, além de gerar conhecimentos relevantes para tomadas de decisões.

Mais interessante ainda: o Governo do Estado oferece formação pioneira na área, com o curso superior de Tecnologia de Big Data no Agronegócio, por meio da Fatec Pompeia. Na cidade do interior paulista, a primeira da América Latina a formar uma turma do tipo, os alunos usam drones como ferramenta de ensino, pois captam e avaliam informações agrícolas para ajudar no plantio, manejo do solo e até no controle de pragas.

Com 2.880 horas e duração de três anos, a grade curricular da Faculdade de Tecnologia inclui disciplinas inovadoras, como Internet das Coisas e Aprendizado de Máquina, além de matérias tradicionais e voltadas à Gestão, a exemplo de Empreendedorismo, Geometria Analítica, Estatística e Cálculo. O conteúdo da graduação se baseia em mestrados oferecidos na Finlândia e nos Estados Unidos.

Diversidade
O mercado de trabalho é amplo e engloba diversas áreas: Tecnologia da Informação; empresas desenvolvedoras de software e hardware; fabricantes de equipamento para Internet das Coisas e agricultura de precisão; revendedores de tratores, máquinas e implementos agrícolas; usinas de álcool e açúcar; e indústria de insumos.

O único curso de Big Data no Agronegócio do Brasil apresenta 40 vagas, no período da tarde, com vestibulares semestrais. Durante as aulas, tarefas multidisciplinares estimulam desafios entre os estudantes. A partir da coleta das imagens pelos drones (também conhecidos como veículos aéreos não tripulados), os agricultores podem tomar decisões específicas para cada área e até controlar o número de mudas.

As tarefas têm o objetivo de criar um algoritmo para processar informações. Com a visualização do alto, são levantadas as condições dos locais de plantação e a quantidade de espécies no local. A atividade também representa um ganho na identificação de doenças e falhas no plantio, entre outras finalidades.

Tradição
As Faculdades de Tecnologia estaduais (Fatecs) são unidades educacionais administradas pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio do Centro Paula Souza. A autarquia, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, possui mais de 40 anos de tradição em cursos profissionalizantes gratuitos de excelente qualidade.

Atualmente, a rede conta com 66 unidades, distribuídas em 60 municípios paulista, que atendem mais de 77 mil alunos, matriculados nos 72 cursos de graduação tecnológica, com carga horária média de 2.400 horas e três anos de duração.

Para se candidatar aos processos seletivos das Faculdades de Tecnologia, confira as informações no Portal de Vestibulares da Fatec.