#DestinoDaSemana: Águas de Lindoia, a capital termal do Brasil

Rodeada de montanhas e com clima agradável, cidade está instalada em um dos lençóis de maior abundância de água mineral do mundo

sex, 24/03/2017 - 20h32 | Do Portal do Governo

Para quem busca um refúgio aconchegante, o município Águas de Lindoia é referência no assunto. Conhecida como a “capital termal do Brasil”, a cidade está instalada em um dos lençóis de maior abundância de água mineral do mundo, rodeada de montanhas com clima agradável e está a 163 km da capital.

A estância hidromineral integra o Circuito das Águas Paulista e possui fontes de água com rico potencial curativo, comprovado cientificamente por órgãos internacionais. Seus extenso lençol freático proporciona a produção de água mineral potável, sendo responsável pelo fornecimento de 60% da água mineral do país.

Durante o século 19, os tropeiros que passavam pela região em busca de ouro perceberam que as feridas dos cavalos melhoravam à medida que eles se banhavam. A pedido do médico, foi inaugurado em 1959 o Balneário Municipal da cidade.

Localizada na Serra da Mantiqueira, em uma bacia cercada por picos e morros, as paisagens também não deixam nada a desejar. Águas de Lindoia é rodeada pela natureza, um paraíso verde. Entre as boas pedidas para se conectar com o meio ambiente estão o Morro Pelado ou o Morro do Cruzeiro, que oferecem vistas panorâmicas incríveis. No Morro Pelado ainda é possível fazer voo livre, um misto de aventura e emoção.

Na parte arquitetônica, a cidade conta com todo o charme e elegância do estilo europeu. No centro da cidade, a Praça Adhemar de Barros, projetada por Burle Marx, preserva um grande lago, uma linda fonte luminosa e muita área verde. Para curtir a visitação, passeios a pé ou de charretes para adultos e crianças.

Reconhecimento internacional
Em 1969, a NASA encomendou 100 dúzias de garrafas com 500 ml contendo água mineral de Águas de Lindoia. A escolha da agência espacial americana foi por conta da baixa acidez e da rápida absorção do organismo. Até hoje, no Balneário Municipal, há a nota fiscal da compra emitida em abril de 1969.