Memorial da América Latina em festa comemora o aniversário de São Paulo

Programação variada, as atrações vão de gastronomia à folclore boliviano, escola de samba, exposições e passeio noturno de bike

qui, 18/01/2018 - 14h31 | Do Portal do Governo

Uma programação ampla para agradar todos os sentidos será promovida na véspera e dia do aniversário de 464 anos da cidade de São Paulo no Memorial da América Latina. Tem feira gastronômica, musical, festa boliviana, escola de samba, passeio de bicicleta e exposições de arte popular e contemporânea.

No dia 24 de janeiro, véspera do feriado, das 9h às 22h, na Praça Cívica, a Festa dos Alasitas é um dos marcos das tradições bolivianas, realizada todos os anos no Memorial. O termo denomina as miniaturas bolivianas que simbolizam os desejos materiais das pessoas.

No feriado, 25 (quinta), sábado e domingo seguinte, na Praça da Sombra, tem a Festa do Pastel, para degustar além do salgado que dá o nome do evento, outros quitutes, incluindo doces. Este ano, tem também a escolha do melhor pastel. Além da gastronomia, há apresentações do projeto Talentos do Memorial, com variados ritmos musicais.

Ainda no dia do Aniversário de São Paulo, o Memorial tem a oferecer a exposição de arte popular América Florida, no Pavilhão da Criatividade. Em outro recinto, o Espaço Multiuso, a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo, continua em cartaz até 4 de fevereiro com ingressos de R$ 10 a R$ 20.

Também há a estreia da exposição de arte contemporânea Scapeland: Território de Trânsito Livre, na Galeria Marta Traba, com a apresentação de trabalhos de 46 artistas brasileiros, tendo como tema a paisagem urbana.

A Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi faz uma prévia do Carnaval, a partir das 14h e promete sacudir o público com uma apresentação que sai do auditório Simon Bolivar até a Praça Cívica, onde a Ala das Baianas repete a já tradicional Lavagem de Mãos, que se repete pelo sexto ano consecutivo no Memorial.

Para terminar o dia, o Memorial da América Latina será o ponto de partida e de chegada do circuito de ciclismo noturno do São Paulo Bike Tour que passa pelos pontos turísticos da cidade.