Confira a programação da 15ª Semana de Museus em São Paulo

Instituições paulistas terão programação especial ao longo da semana em comemoração ao Dia Internacional do Museu

ter, 16/05/2017 - 8h21 | Do Portal do Governo

Um duo de informação e entretenimento é a proposta da 15ª edição da Semana de Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Durante o período, de 15 a 21 de maio, diferentes instituições brasileiras se mobilizam para desenvolver uma programação especial e as entidades de São Paulo não estão de fora.

No Museu da Imigração, por exemplo, há um cronograma especial com visitas temáticas pelas exposições, além de apresentação teatral e atividades educativas. No dia 20 de maio, acontece a “Maratona de Edição – Edit-a-thon”, em que o grupo Wiki Educação Brasil, filiado à Wikimedia Foundation, promoverá uma maratona de edição, juntamente com a equipe do Museu da Imigração. Nos dias 21, 23, 24 e 28 de maio, o Museu recebe as intervenções teatrais do espetáculo “Eu tenho uma história”.

Casa Guilherme de Almeida receberá a atividade Causos da Casa da Colina, em que os educadores compartilham reflexões sobre as visitas mediadas, oficinas e eventos. O Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo oferecerá palestras e oficinas.

Quem estiver no litoral, poderá participar da programação do Museu do Café com as visitas especiais e palestras. Lá, os visitantes poderão acompanhar, de 16 a 21 de maio, uma projeção de imagens e informações sobre a perspectiva histórica do trabalho infantil em lavouras no interior de São Paulo e armazéns de café no final do século 19 e início do 20. A exibição será realizada no mezanino durante o horário de funcionamento da instituição.

Neste mesmo período, as visitas educativas mediadas terão o foco direcionado para a mão de obra infantil, prática ainda muito comum em diversas civilizações. De terça a sexta, a atividade acontece às 12h. Já no sábado, o público poderá participar às 9h30, 11h, 14h e 16h. No domingo, as ações acontecem às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h.

Aos pequenos, a dica é uma visita ao Catavento Cultural, localizado no antigo Palácio das Indústrias no centro da capital paulista.

Para conhecer a programação completa, basta acessar o link: guiadaprogramacao.museus.gov.br e selecionar o estado que desejar.