Aplicativos trazem serviços e informações preciosas aos foliões

Funcionamento das linhas de Metrô, CPTM e EMTU, situação de estradas, serviços de emergência e dicas de passeios na palma da mão

qua, 07/02/2018 - 19h54 | Do Portal do Governo

Para facilitar a vida do folião durante os dias do Carnaval, separamos uma lista de aplicativos que são facilmente encontrados ao baixar o app da Loja SP Serviços (para Android e IOS). Com informações na palma da mão, vai ficar mais fácil e rápido obter informações e garantir o acesso a serviços oferecidos pelo Estado de São Paulo.

O SP Serviços reúne informações de outros aplicativos, que também podem ser baixados, como o funcionamento das linhas de metrô, CPTM e EMTU, abertura de parques, turismo na Serra do Mar, situação de estradas para quem deseja viajar, opção para eventual denúncia ambiental, além de serviços para situações de emergência. Confira:

Metrô
O app funciona como um guia, com informações em tempo real das linhas do Metrô paulistano. Possui mapas, estações, rotas e muito mais. É útil para moradores da cidade e bem interesse para ser indicado a turistas.

Metrô Conecta
Facilita a interação do cidadão com o Metrô na comunicação de ocorrências nos trens e nas estações, de natureza operacional ou de segurança. É possível, inclusive, conversar em chat e enviar fotos. As mensagens são encaminhadas diretamente para o Centro de Controle Operacional do Metrô.

EMTU Oficial
O ideal para consultar, em tempo real, itinerários e a localização das linhas de ônibus intermunicipais das regiões metropolitanas de São Paulo.

CPTM
Assim como os aplicativos do Metrô e da EMTU, oferece informações em tempo real sobre os trens metropolitanos de São Paulo, além de apresentar mapas e horários das linhas.

Parques SP
Para fugir do agito do Carnaval, serve como um guia virtual de apoio ao visitante com informações sobre os Parques Paulistas no âmbito do Projeto de Ecoturismo na Mata Atlântica.

Serra do Mar
Quem optar por uma aventura diferente no Carnaval, obtém informações e dicas de coisas para fazer na Serra do Mar, como rafting e trilhas, e dos núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar, que com seus 332 mil hectares é a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica do Brasil.

Denúncia Ambiente
Canal para denúncias ambientais relacionadas à fauna, vegetação, água, solo, ruído, ar e fogo, permitindo, inclusive, a anexação de fotos, vídeos e áudios. A denúncia pode ser anônima ou identificada. Quem optar por se identificar tem a garantia da manutenção do sigilo de seus dados pessoais e ainda pode acompanhar o andamento da denúncia em tempo real.

Poupatempo
Caso haja a perda ou roubo de algum documento, é possível se antecipar e marcar dia, hora e local para agendar atendimento no Poupatempo, entre outros serviços.

Unidades Policiais
Oferece o acesso fácil à localização de unidades policiais – por endereço ou a mais próxima de você – como delegacias, Corpo de Bombeiros, IML, Polícia Ambiental e Rodoviária.

Espia aqui
Vai viajar? Visualize a situação das rodovias e travessias do Estado de São Paulo em fotos capturadas pelas câmeras de monitoramento do DER, Dersa e Concessionárias.