Condeca beneficia projetos criativos sobre tecnologia

Jovens criam protótipos de naves espaciais em laboratório; recursos são provenientes do imposto de renda devido

sex, 12/05/2017 - 10h08 | Do Portal do Governo

Mais um projeto inovador foi beneficiado pelo Condeca, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Trata-se do Laboratório de Criatividade Área 21, criado neste mês de maio pelo Instituto Tellus com o objetivo de estimular jovens a pensarem em soluções criativas para resolver questões tecnológicas.  Participarão desse  Laboratório jovens de 14 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social.

Os primeiros beneficiados do programa foram os alunos do Instituto Ana Rosa, localizado na Vila Sônia. Durante os encontros, os adolescentes foram estimulados a propor soluções para salvar os habitantes da Terra. Para isso, criaram protótipos de naves capazes de levar as pessoas a outros planetas, eles também sugeriram formas de comunicação interplanetárias e vídeos em stop motion para contar sobre a possibilidade de vida fora da Terra.

Espaço para criar
O Laboratório de Criatividade Área 21 oferece impressoras 3D, cortadora laser, câmera, smartphone e óculos de realidade virtual, além de computadores, tablets e outros equipamentos e ferramentas.

Já a metodologia de ensino está pautada no desenvolvimento das chamadas habilidades do século XXI ou socioemocionais, que valorizam criatividade, realização, colaboração, autoeficácia, pensamento crítico, comunicação, resiliência e empatia.

A iniciativa conta com a parceria do Governo do Estado de São Paulo, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA). Foram destinados de R$ 1.080.800,00 ao projeto, valor proveniente do imposto para viabilizar a realização do projeto. As empresas Samsung, Fundação Telefônica, Mattos Filho destinaram seus impostos de renda para viabilizar a iniciativa.