Concurso Vozes do CDP de Taubaté é destaque em Jornada da Cidadania

Pelo menos 100 reeducandos participaram das audições durante evento que contou também com mutirão de serviços nas áreas de saúde e justiça

qua, 30/10/2019 - 19h41 | Do Portal do Governo

O Centro de Detenção Provisória “Dr. Félix Nobre de Campos”, em Taubaté, recebeu a edição do concurso “Vozes do CDP de Taubaté”, iniciativa que tem o objetivo de valorizar o talento dos detentos. A ação ocorreu em 16 de outubro, durante a Jornada da Cidadania e Empregabilidade.

O evento foi realizado pelo setor de Serviço Social do Núcleo de Atendimento à Saúde (NAS) do presídio. “O objetivo foi mostrar o que os presos têm de melhor”, explicou Simone Lobato Alves, assistente social da unidade prisional. Além da profissional, toda a equipe responsável pela reintegração social do estabelecimento penal compôs o júri, que recebeu músicos convidados para ajudar nas avaliações.

Cerca de 100 reeducandos participaram do evento e três melhores cantores foram escolhidos para a final. A primeira apresentação foi a de Antônio, de 39 anos, que já tinha intimidade com o violão e o com microfone. Antes de ser preso, participava de uma banda em sua cidade que brincava com a mixagens de canções populares. No dia do evento, sua irmã e sua mãe estavam presentes para prestigiá-lo e o interno soltou a voz em um pot-pourri sertanejo.

Em seguida, o reeducando João, de 28 anos, preparou um número especial para seu pai, que foi convidado para participar da Jornada. “Não pude estar com ele em seu aniversário e queria dar esse presente”, contou. Seus pais assistiram a sua performance de “Simples Desejo”, canção conhecida na voz de Luciana Mello.

O outro cantor do evento foi Marcos Vinícius, detento de 27 anos. Ao pegar o microfone, compartilhou sua reflexão com a plateia. “Fico feliz em ver que existe quem acredita na nossa mudança e sabe que não somos monstros”, disse. O interno, que aprendeu a tocar violão no presídio, apresentou um louvor de autoria própria.

Enquanto os votos eram apurados, as profissionais do setor de Serviço Social do NAS fizeram uma homenagem musical aos reeducandos. O vencedor do concurso foi anunciado pelo Diretor Geral do presídio, Claudio José do Nascimento Brás, que agradeceu a participação dos envolvidos. “Este é um momento único e é uma grata satisfação ver o resultado dessa ação”, afirmou. O interno João, que cantou uma música com o olhar em direção a seu pai, foi ganhador da primeira edição do “Vozes do CDP de Taubaté”.

“Estou feliz por ter ganhado, mais ainda por ter esse momento especial com os meus pais”, contou João. A equipe do presídio entregou um certificado para os finalistas e posou para fotos com os premiados. Ana Claudia Alves de Andrade Ribeiro, psicóloga da unidade prisional que participou de todas as etapas do concurso, parabenizou o reeducando. “Foi muito difícil escolher os melhores, mas o resultado foi emocionante”, avaliou.

A Jornada seguiu durante todo o dia, com um mutirão de serviços aos presos nas áreas da cidadania, da justiça e da saúde. Além do concurso musical, exposição de trabalhos e atividades artísticas engrandeceram o evento.