Companhia Ambiental do Estado de São Paulo comemora 51 anos

Criada em 1968, a CETESB é um dos 16 centros de referência da Organização das Nações Unidas (ONU) para questões ambientais

qua, 14/08/2019 - 17h41 | Do Portal do Governo

A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) está comemorando 51 anos de serviços prestados. A agência do Governo do Estado é responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.

A diretora de Controle e Licenciamento Ambiental, Zuleica Perez, afirmou que “tenho orgulho de pertencer ao corpo de técnico da CETESB. Após o balanço dos seis meses da atual gestão, sinto que a Companhia faz o Estado se movimentar.”

Para o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Carlos Roberto dos Santos, a Companhia, em 51 anos, contribuiu para melhoria da saúde da população. “A alta qualidade técnica do seu corpo funcional inspira segurança e credibilidade”, diz.

A Companhia é um dos 16 centros de referência da Organização das Nações Unidas (ONU) para questões ambientais, atuando em colaboração com os 184 países integrantes. Além disso, é uma das cinco instituições mundiais da Organização Mundial de Saúde (OMS) para questões de abastecimento de água e saneamento, além de órgão de referência e consultoria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para questões ligadas a resíduos perigosos na América Latina.

O diretor de Avaliação de Impacto Ambiental Domenico Tremaroli, funcionário de carreira com 43 anos na Companhia, se emocionou ao relatar que “tem consciência do que foi feito no passado e vem sendo realizado no presente e que luta para que no futuro a CETESB continue sendo uma referência no trabalho ambiental.”

A diretora-presidente, Patrícia Iglecias, ressaltou que “a velha e sempre nova Cetesb” está em fase de renovação. “A Nova Cetesb está baseada em cinco pilares. O programa de renovação é o resultado do trabalho em grupo, que reuniu os gerentes da companhia para, juntos, projetarmos a Companhia que queremos para os próximos 51 anos”, finalizou.