Combata o colesterol ruim durante o frio com uma boa alimentação

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, confira algumas dicas para evitar um colesterol ruim durante o inverno

qui, 19/07/2018 - 15h00 | Do Portal do Governo

Na estação mais fria do ano, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo aquecida e o principal efeito disso é o consumo imediato de mais alimentos. A adaptação de sopas, carnes, chás e fondues. Para não comprometer a saúde, o ideal é evitar as chamadas dietas da moda, pois podem causar sérios prejuízos à saúde.

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, confira algumas dicas para evitar um colesterol ruim durante o inverno.

Confira algumas dicas de alimentação para o inverno:

– Prefira sopas preparadas com legumes batidos, sem adição de creme de leite ou massas. É interessante acrescentar algumas fibras, como o farelo ou fibra de trigo ou o farelo de aveia. As fibras ajudam a regular a função intestinal, manter o colesterol em níveis normais e provocam uma maior sensação de saciedade.

– Substitua o chocolate quente por um chá com adoçante, que esquenta o organismo da mesma forma, ou prepare com leite desnatado e achocolatado light.

– Troque os queijos amarelos por queijos brancos ou reduzidos em gordura.

– Substitua carnes gordurosas por coxão duro e patinho, que podem ser preparados na pressão e consumidas ensopadas.

Colesterol em crianças

Hábitos alimentares inadequados, como abusar dos fastfood e alimentos industrializados e não comer frutas, verduras ou legumes, são os principais “vilões” que podem favorecer o surgimento da doença ainda na infância, além de outros problemas como obesidade, diabetes e hipertensão.

A recomendação é checar o colesterol das crianças a partir dos 10 anos de idade. Mas se houver no histórico familiar pessoas com problemas de colesterol alto ou com doenças cardiovasculares em idade jovem, a dosagem deve ser iniciada antes, aos dois anos.

Os alimentos que devem ser evitados no caso da criança apresentar colesterol elevado são os de origem animal e as gorduras saturadas, aquelas que são sólidas na temperatura ambiente, como, por exemplo, a margarina. Quanto ao leite, deve-se preferir o semidesnatado ou o desnatado.

No lanche da escola, a dica é optar por frutas inteiras ou picadas, sucos ou vitaminas de frutas, bebidas à base de leite desnatado, leite ou suco de soja ou iogurtes desnatados, sanduíches à base de pão integral, de centeio, de fibras ou de grãos, com queijo branco, peito de peru, tomate, alface e cenoura ralada. Além disso, biscoitos ou cookies integrais e bolos de cenoura com aveia e bolo de casca de banana.

Além disso, atividade física é crucial para ajudar no controle do colesterol.