Para facilitar cada vez mais a vida dos moradores de São Paulo, o governo do Estado segue investindo em melhorias nos serviços prestados à população. Um dos programas que mais contribuem para isso é o Poupatempo.
Criado em 1997 com o intuito de reunir diversos órgãos e entidades públicas em um só lugar para tornar o atendimento à população mais eficaz e menos burocrático, atualmente são mais de 400 tipos de assistências prestadas pelo programa.
Motivo de orgulho para todos os paulistas, o serviço é o mais bem avaliado e conta com 99% de aprovação do cidadão. Desde então, o Poupatempo busca ampliar e modernizar os seus atendimentos para estabelecer um vínculo cada vez maior com os usuários.
Uma das principais inovações nesse sentido foi a criação dos totens de autoatendimento, em 2016. Oferecendo serviços de forma mais rápida, sem que o cidadão precise ir fisicamente a uma unidade Poupatempo, atualmente são 114 totens de autoatendimento do Poupatempo espalhados pelo Estado, nos ambientes públicos e privados de grande circulação.
Os equipamentos facilitam o acesso da população a diversos serviços e geram economia aos cofres públicos ao deixar de pagar aluguel com espaços físicos. Já foram economizados R$ 5,8 milhões com os serviços de acesso.
Os totens oferecem às pessoas, sem necessidade de nenhum intermediário, serviços como: 2ª via de RG, CNH, pagamento de taxas, agendamento de atendimento para as unidades e ainda a impressão na hora e de graça de atestado de antecedentes criminais.
Toda a história de excelência do Poupatempo, que inclui a constante modernização dos serviços oferecidos à população, é contada no livro digital que conta os 20 anos do Poupatempo. A obra está disponível neste link.