Praia Acessível ajuda pessoas com deficiência a aproveitar o verão

Programa estadual fornece cadeiras com pneus e formato especial para que banhistas possam se divertir na água em segurança

dom, 21/01/2018 - 14h46 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência desenvolve desde 2010 o programa Praia Acessível. No litoral e interior do Estado, o programa coloca à disposição do banhista com deficiência uma cadeira capaz de proporcionar uma maneira segura de entrar na água do mar ou nas praias de água doce.

O Praia Acessível é desenvolvido em parceria com as prefeituras municipais em 26 praias do litoral e interior do Estado. O objetivo é fornecer tecnologia e equipamento para que as pessoas com deficiência possam aproveitar as praias no verão. A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência fornece as cadeiras e as prefeituras as equipes que atuam no programa.

As cadeiras anfíbias são fabricadas com pneus especiais que vencem a resistência da areia e não afundam na água. A altura permite que a pessoa tenha contato com a água em uma profundidade segura. A transferência da cadeira de rodas para o equipamento é fácil de ser feita porque os braços são removíveis.

Para utilizar a cadeira, os usuários contam com a ajuda da equipe composta por três pessoas, que está prepara para atender, orientar e prestar assistência às pessoas. Não é permitido o uso do equipamento desacompanhado.

Normalmente, os postos funcionam aos sábados, domingo e feriados, mas há alguns que desenvolvem o programa em outros dias da semana, como o de Itanhaém, que funciona diariamente, durante o verão.

As pessoas interessadas encontram postos do Praia Acessível nos municípios de Avaré, Adolfo, Bertioga, Caconde, Cananeia, Caraguatatuba, Guarujá, Iguape, Ilhabela, Intanhaém, Ilha Solteira, Itapura, Martinópolis, Miguelópolis, Mongaguá, Panorama, Peruíbe, Praia Grande, Presidente Epitácio, Rifaina, Santos, São Vicente, Rosana e Ubatuba