Com exposição, Museu dissemina cultura indígena na região de Tupã

Museu H. P. Índia Vanuíre tem programação de férias com diversos temas

ter, 24/07/2018 - 21h21 | Do Portal do Governo

Em Tupã, estância turística localizada no interior de São Paulo, vive uma resistente comunidade indígena do Brasil, os Krenak. Por lá, a cultura dos índios brasileiros recebe o devido papel de destaque e é difundida pelo Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, além de outros canais de divulgação. Em mês de férias, o equipamento cultural oferece exposições que podem ser visitadas por toda a família, gratuitamente.

“O Museu Índia Vanuíre é um grande parceiro das culturas Krenak e Kaingang, da aldeia Vanuíre. A gente desenvolve juntos vários projetos de fortalecimento dos nossos costumes, com documentários, eventos, festivais de dança, seminários. A gente tem um grande envolvimento com o Museu, onde eles nos conectam a várias autoridades e visitantes, que fortalecem o nosso saber e levam o nosso conhecimento para outros locais”, conta a indígena Krenak Lidiane Damaceno Cotuí Afonso.

Até o dia 31, das 9h às 17h, a exposição “Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak” apresenta a importante presença desse povo no Estado de São Paulo. O povo Krenak da T.I. Vanuíre trabalha há duas décadas com a revitalização de sua cultura, costumes e língua materna de forma construtiva. A cada ano se fortalece e vence barreiras como o anonimato e a opressão de sua cultura. Além de mostrar toda a sua riqueza de conhecimento e saber.

“Na exposição, os visitantes podem conhecer diversos materiais produzidos pelos curadores e por representantes da cultura Krenak. Tem peças históricas, mas também tem as mais novas, que foram inseridas, ao longo dos anos, no nosso cotidiano”, explica Lidiane Damaceno Cotuí Afonso, coordenadora da exposição.

“A exposição é algo bom, pois podemos mostrar a nossa cultura para os nãos índios, mas para as nossas crianças também. Ali está a nossa origem, a origem do nosso povo Krenak… e a gente busca os conhecimentos com os nossos mais velhos, que estão em Minas Gerias, e repassamos esse aprendizado”, conta Helena Cecílio Damaceno, curadora da mostra.

“E tudo o que está ali é fruto de um trabalho de pesquisa, onde pudemos recolher os materiais e divulgar toda a nossa história”, acrescente a curadora. Segundo ela, “o Museu é muito importante, não só para a cidade de Tupã e para os turistas, mas principalmente para o povo Krenak. A parceria é algo que nos ajuda. Uma exposição como essa ajuda a resgatar a nossa cultura”, finaliza Helena.

Na ocasião, serão exibidos vitrines, painéis, vídeos e fotos do processo de produção de 28 objetos confeccionados especialmente para a mostra. Entre eles estão lança, arco e flecha, zarabatana, rede de caça, rede de descanso, adornos corporais, manto de penas e jarreteiras. A curadoria de Helena Cecílio Damaceno é compartilhada com João Batista da Silva, indígenas que recordam os costumes e ensinam seus conhecimentos para as novas gerações.

Outras atividades

O “Férias no Museu” visa a socialização das crianças com o museu no período das férias escolares e acontece até o dia 27 de julho. As atividades propõem diversão, criatividade, educação e lazer com o objetivo de promover o conhecimento de forma dinâmica. As ações serão no período da manhã, das 9h às 11h. Porém, o público que tiver interesse em participar na parte da tarde poderá solicitar aos educadores. Todas as atividades serão relacionadas à riqueza cultural do Brasil.

Nos dias 28 e 29 de julho, oficinas culturais são realizadas no “Família no Museu”. A programação promove atividades lúdicas e reflexivas com os participantes, como forma de uma maior integração entre a família e o Museu. A ação será em consonância com o módulo “Creio em Tupan”, que aborda a Revolução Constitucionalista de 1932. O “Família no Museu” acontece das 9h às 16h.

Ligado ao movimento Hip Hop, o grafiteiro e coordenador de oficinas culturais André Prado apresenta na “Oficina de Grafite” técnicas básicas da arte, como traços, contornos e degrades que utilizam tintas látex e em sprays. A oficina é no Solar Luiz de Souza Leão, no dia 25, das 9h às 11h.

A oficina de “Contação de Histórias” está atrelada a de “Confecção de Fantoches”. A fim de promover reflexão e conhecimento de forma lúdica e dinâmica, as atividades serão apresentadas para as crianças com histórias, fábulas e lendas sobre a cultura negra. A aula acontece em um único dia (26), das 9h às 11h.

Na sexta-feira, dia 27 de julho, o “Passeio à Fazenda Orgânica” será realizado com o objetivo de mostrar a natureza às crianças. Das 9h às 11h, elas terão a oportunidade de conhecer melhor a vida no campo e como tudo funciona.