Com estoque 70% abaixo do ideal, Pró-Sangue pede doações

Fundação fornece sangue para mais de 100 instituições de saúde da rede pública do Governo do Estado de São Paulo

sex, 18/05/2018 - 17h19 | Do Portal do Governo

O apoio da população é fundamental para garantir que não falte sangue para quem precisa. Por isso, a Fundação Pró-Sangue reforça a necessidade de receber doações, já que suas reservas estão 70% abaixo do nível desejado e a coleta de sangue vem sofrendo quedas nas últimas semanas.

Atualmente, os sangues A+ e B+ estão em níveis críticos, com condições de abastecer os hospitais por apenas dois dias. Já os tipos O+ e O- e B- estão em estado de emergência e garantem o abastecimento por um dia apenas.

A Pró-Sangue fornece sangue para mais de 100 instituições de saúde da rede pública do Governo do Estado de São Paulo e pede que, sempre que possível, as pessoas prefiram doar sangue de segunda a sexta, quando o tempo de atendimento é menor.

“Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente” explica o diretor-presidente da Fundação, Prof. Dr. Vanderson Rocha.

Rocha ressalta que mesmo que tenha se recuperado, o doador deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação. Quem tomou a vacina contra a gripe deve esperar por 48 horas para doar. No ato da entrevista de triagem outros impedimentos poderão ser identificados.

Para doar basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos de doação. “É muito importante que as pessoas que chegam para doar sangue estejam cientes dos impedimentos temporários e definitivos”, explica a médica hometerapeuta da Fundação Pró-Sangue, Sandra Esposti.

“Entrei no site da Pró-Sangue, vi o posto de coleta mais próximo de casa e vim doar pela primeira vez. Foi tudo muito rápido, cheguei aqui no Posto, fui muito bem recebida”, explica a administradora de empresas Marlene Schiazza.

O posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 18 horas, de segunda a sexta, e das 8 às 17 horas, nos sábados, feriados e pontes. Só lembrando que aos sábados o atendimento está limitado a 500 candidatos.

Ao atingir esse número, o cadastro fecha. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo – Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar. São diversos postos de doação de sangue no Estado.

“É fundamental que as pessoas busquem a unidade mais próxima da sua residência para realizar a doação e salvar até quatro vidas”, destaca o diretor da Hemorrede do Estado de São Paulo, Dante Langhi.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas por mês, sendo responsável por 32% de todo sangue consumido na Região Metropolitana do Estado de São Paulo.