CPTM entrega mais um trem e segue modernizando frota estadual

Além da entrega da composição, foi inaugurado um novo serviço de atendimento ao usuário, para ser usado por meio de smartphones e tablets

ter, 04/07/2017 - 12h25 | Do Portal do Governo

Tem trem novo circulando na CPTM. A composição entregue nesta terça-feira (4) pelo governador Geraldo Alckmin vai circular pela linha 11-Coral Expresso Leste (Luz-Guaianazes). É o 14º trem de um total de 65 novas composições encomendadas pela companhia para o processo de modernização da frota.

Alckmin descreveu as novas características do trem em circulação. “Cada trem tem oito carros. Então, no total são 520 carros, com monitoramento de câmeras de vídeo, ar condicionado e vagão contínuo. A pessoa pode ir do primeiro ao oitavo vagão, com o trem andando. São os trens mais modernos que existem”, disse o governador.

Os demais trens vão ser entregues nos próximos meses para serem distribuídos pelas linhas, de acordo com as necessidades operacionais. Conforme explicou Alckmin, eles serão utilizados para dar mais conforto aos passageiros. “Nós vamos substituir trens antigos, da década de 50 e com mais de 60 anos de uso, por trens novos”, completou.

A entrada em operação do novo trem veio acompanhada da inauguração da Conexão CPTM, um chat operado pelos atendentes do Serviço de Atendimento ao Usuários, para ser acessado em dispositivos móveis, como os celulares e tablets.

Segundo o secretário de Logística e Transportes, Clodoaldo Pelissioni, o chat dará oportunidade aos usuários de se comunicarem com a companhia para fazer eventuais reclamações, receber e enviar informações. “É mais uma ferramenta que a CPTM e o Governo do Estado oferecem para atender os nossos mais de 3 milhões passageiros diários”, ressaltou o secretário.

Operando em caráter experimental de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, o novo canal de comunicação pela Internet permite a interação dos passageiros com um representante da empresa, por meio do site www.cptm.sp.gov.br

O novo trem da Linha 11-Coral é o terceiro em circulação no Expresso Leste, que transporta diariamente 700 mil passageiros. A composição exibe em seus monitores imagens de gravuras do pintor francês Jean-Baptiste Debret, em homenagem aos 25 anos da CPTM.

Além da exibição nos monitores, a reprodução das obras do artista francês está em exposição na Estação da Luz. São 30 imagens que retratam cenas da sociedade brasileira, entre os anos de 1816 e 1831.