Com cardápio especial, Bom Prato reúne chef estrelada e secretários de Estado

Nesta quarta-feira (16), Dia Internacional de Alimentação, almoço servido na unidade de Campos Elísios faz parte do "SP Gastronomia"

qua, 16/10/2019 - 14h20 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Abertura do “Bom Prato Convida” aconteceu na unidade do Bom Prato de Campos Elíseos, região central de São Paulo

A secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, o secretário estadual de Cultura e  Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, e a chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo, participaram nesta quarta-feira (16) do “Bom Prato Convida”, uma das mais de 200 atividades do “SP Gastronomia”, maior festival gastronômico do país.

A abertura aconteceu na unidade do Bom Prato de Campos Elíseos, região central de São Paulo. A unidade ofereceu um cardápio especial de almoço assinado pela chef Morena Leite, servido no Dia Mundial da Alimentação. Em Campos Elíseos e nos outros restaurantes da capital e Grande São Paulo, o menu teve carne seca acebolada com abóbora, salada de repolho com coco e vinagrete de tomate, além de cuscuz de tapioca.

DownloadDivulgação
Menu teve carne seca acebolada com abóbora, salada de repolho com coco e vinagrete de tomate, além de cuscuz de tapioca

A secretária Célia Parnes destacou o grande impacto social do SP Gastronomia. “O programa permite que todas as pessoas possam participar provando uma comida elaborada pelos grandes chefs, e os restaurantes da rede Bom Prato – por onde passam quase 100 mil pessoas todos os dias – estão envolvidos oferecendo refeições a R$ 1”, disse Parnes.

Já o secretário Sérgio Sá Leitão comentou que objetivo do Governo do Estado ao promover o SP Gastronomia é celebrar a identidade, a potência e a diversidade da gastronomia paulista, envolvendo o conjunto de produtores, chefs, restaurantes e também os cidadãos amantes da gastronomia. “Trata-se de um programa com alto potencial de  geração de emprego e renda e desenvolvimento do turismo, da economia criativa e da construção de uma imagem positiva do Estado de São Paulo”, falou Leitão.

A chef Morena Leite, que em setembro passado realizou em seu restaurante um workshop com 40 cozinheiros do Bom Prato para prepará-los para esse  dia, comemorou o evento. “Celebrando o mês do SP Gastronomia, hoje, 16 de outubro, eu tive o convite muito especial para vir aqui assinar o cardápio do Bom Prato em Campos Elíseos e também em todos as unidades da capital, da Grande São Paulo e do litoral, esses restaurantes atendem quase 100 mil pessoas diariamente”, completou Leite.

Fábio de Souza Cardoso, gerente da unidade que serve diariamente 2,9 mil refeições, destaca a complexidade logística para manter o funcionamento com qualidade: “O maior desafio é a manutenção dos equipamentos, pois não paramos de funcionar. Temos movimentação intensa de logística e adotamos um manual de boas práticas”, revela.

Calendário

O calendário completo das atividades ao longo de 31 dias, com datas e locais, está disponível no site www.spgastronomia.gov.br. Abaixo, alguns dos destaques do programa:

  • Feito em SP (a partir de 02/10), festival competitivo voltado a produtos e pratos emblemáticos da gastronomia de São Paulo, com eliminatórias nas 16 regiões do Estado e final no Memorial da América Latina. Em todas as etapas, shows musicais complementam a programação.
  • Mesa SP (de 24 a 27/10): evento no Memorial da América Latina com centenas de chefs, produtores e profissionais reunidos para celebrar a cozinha brasileira e discutir os caminhos da gastronomia em aulas, degustações, palestras, feira de produtores e o Mesa Tendências – principal congresso de gastronomia da América Latina.
  • Restaurante Week (de 04 a 27/10): festival que oferece menus especiais a preços acessíveis em mais de 200 restaurantes renomados da cidade de São Paulo.
  • Cultura de Boteco (de 28 a 31/10): ação para valorizar a culinária dos bares e os petiscos de São Paulo, com experiências que incentivam a criatividade, o sabor e a alegria.
  • Bocuse D’or (27/10), etapa do mais importante concurso da gastronomia mundial, com talentos brasileiros competindo para participar da grande final internacional, na França.
  • Mesa no Cinema (28 a 31/10): mostra de filmes consagrados relacionados à gastronomia acompanhada por degustações temáticas harmonizadas, com a assinatura de chefs renomados.
  • Jantares Magnos (23, 25 e 26/10): refeições especiais preparadas pelos maiores chefs da atualidade nos grandes restaurantes de São Paulo.
  • I Feira Literária de Gastronomia (de 24 a 27/10): feira literária focada em livros sobre gastronomia, reunindo dezenas de editoras e autores.
  • Bom Prato Convida (16/10 – Dia Mundial da Alimentação): ação nos restaurantes da rede Bom Prato, com cardápios especiais criados por chefs renomados nos restaurantes do programa de alimentação social do Governo do Estado, ao valor de R$ 1.
  • Rotas Gastronômicas SP (02 a 31/10): as Secretarias de Turismo e Agricultura e Abastecimento, em parceria com as prefeituras, listarão os principais produtos e pratos de cada uma das 16 macrorregiões de São Paulo. O mapa será lançado no Memorial da América Latina no dia 24/10.
  • Agricultura de portas abertas (02 a 31/10): programação promovida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que vai apresentar à população as principais pesquisas relacionadas à alimentação realizadas no estado.

Confira os endereços das unidades do Bom prato.

Nesta quarta-feira (16), todas as 17 unidades do interior também serviram menus elaborados por chefs locais de destaque. Clique aqui para conferir.