#DestinoDaSemana: Jundiaí tem circuito das frutas e cultura de roça

Aproveite as belezas naturais, festas e passeios por sítios, fazendas, adegas, apiários e orquidários dessa bela região do Estado

sex, 02/06/2017 - 21h00 | Do Portal do Governo

Para quem ainda não conhece, o Circuito das Frutas compreende os municípios de Jundiaí e Valinhos, além de mais oito municípios da região.

A região é grande produtora de frutas de época e recebe em média 1,7 milhão de pessoas por ano. Quem gosta da cultura da roça, vai adorar os passeios pelos sítios, fazendas, adegas, apiários e orquidários, que podem ser organizados por iniciativa própria ou com a ajuda de operadoras de turismo.

O acesso pode ser feito por automóvel, ônibus ou trem. Esse último meio de transporte traz a oportunidade de conhecer os passeios do Expresso Turístico, trem da CPTM, que inclui três trajetos, a partir da Estação da Luz (confira aqui mais detalhes).

O que vai para Jundiaí sai aos sábados (exceto o segundo sábado do mês), às 8h30, e retorna às 18h, do próprio destino de chegada. A passagem custa R$ 45 e, na promoção, do grupo de quatro pessoas, três pagam R$ 30 cada.

O Circuito das Frutas foi organizado pelos comerciantes locais que se uniram para explorar a beleza da região e a comercialização de frutas e de outros produtos. O Circuito inclui festas promovidas de acordo com um calendário baseado nas frutas de época. Junho e julho são dedicados ao Morango (dias 27 e 28/06 e 01, 02, 08, 09, 15 e 16/07), em Atibaia e Jarinu.