Cidades recebem certificados no Prêmio Município VerdeAzul 2018

São José do Rio Preto, no interior paulista, é a primeira colocada no ranking ambiental do Estado de São Paulo deste ano, com 94,65 pontos

dom, 23/12/2018 - 10h02 | Do Portal do Governo

O Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria do Meio Ambiente, que estabelece tarefas e atribui notas aos municípios de acordo com o desempenho, divulgou a classificação ambiental do Estado de São Paulo em 2018. O município de São José do Rio Preto é o primeiro colocado com 94,65 pontos no total.

Iniciado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA) em 2007, o Programa premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental.

Atualmente, o programa integra 604 municípios que necessitam colocar em prática 85 tarefas, divididas em dez assuntos. A ideia é fazer com que cada um deles produza políticas públicas que vão desde saneamento básico e preservação hídrica até a conscientização dos cidadãos locais.

Para incentivar a prática dessas atividades, a Secretaria de Estado atribui notas de zero a 100 ao resultado de tudo que foi feito no município durante um ano. Atingindo a nota mínima de 80, ele está apto a continuar aprimorando as ações, assim como desenvolver novas iniciativas sustentáveis para a população.

José Walter Figueiredo, o coordenador do PMVA, ressalta o papel do Programa. “A grande sacada do Município VerdeAzul é que ele funciona como se fosse uma escola. Nós atribuímos os temas que eles devem cumprir e, dependendo do desempenho, definimos a nota. No meio do ano eles passam por uma qualificação e, no final, os que atingirem a média recebem a certificação”, explica.

O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Trani, destacou o papel do coordenador do PMVA “na interlocução com essa legião de defensores do meio ambiente”, em prol das futuras gerações. Ele frisou que “o que nós fazemos, na SMA, é ajudar os municípios para que eles se tornem agentes dessa mudança”.

Os outros 14 primeiros colocados, por ordem decrescente, são: Botucatu (2º), Santa Adélia (3º), Fernandópolis (4º), Novo Horizonte (5º) – vencedor de 2017 – , São Pedro do Turvo (6º), Campinas (7º), Araçoiaba da Serra (8º), Itu (9º), Americana (10º), Cabreúva (11º), Sorocaba (12º), Águas de Prata (13º), Itatiba (14°) e Embaúba (15º).

Ao todo, foram 69 municípios certificados, ou seja, que alcançaram mais de 80 pontos (confira aqui a relação completa e outras premiações).