Cidade de São Paulo tem cafezal em plena área urbana

Mantido pelo Instituto Biológico, espaço é considerado o maior do país, com 10 mil metros quadrados e 1.600 pés de café arábica

qua, 06/02/2019 - 13h42 | Do Portal do Governo

Muita gente não sabe da sua existência, mas perto da Avenida Paulista, entre casas, ruas e imponentes prédios comerciais existe uma enorme área verde que abrange uma plantação com muitos de pés de café, em uma região totalmente urbana.

Mantido pelo Instituto Biológico, o espaço é considerado o maior cafezal urbano do país, com 10 mil metros quadrados e 1.600 pés de café arábica das variedades Mundo Novo e Catuaí – materiais desenvolvidos pelo Instituto Agronômico (IAC), presentes em 90% do parque cafeeiro brasileiro.

O local também possui sua especialidade nos chamados controles biológicos das pragas relacionadas à produção do café, responsável por criar medidas alternativas para contornar os problemas no campo.

Todos os anos, entre maio e junho, o Instituto realiza o evento ‘Sabor da Colheita’. Um ato simbólico que marca o início da colheita do café no Estado. Nessa oportunidade, a comunidade é convidada a participar da colheita dos grãos cerejas e conhecer técnicas de produção.

Para os apaixonados por café, o local é, sem dúvida, bem convidativo. A comunidade pode fazer uma visita gratuita e conhecer de perto a árvore que produz um dos mais consumidos grãos em todo o Brasil. É preciso agendar a visita com antecedência.