Cidade de São Paulo recebe seminário com a presença de governadores

Chefes dos Executivos estaduais se reuniram nesta quarta-feira (30) e debateram questões ligadas ao equilíbrio fiscal

qua, 30/01/2019 - 16h41 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (30), o governador João Doria participou de um seminário que reuniu chefes dos Executivos estaduais na capital paulista.

O “Diálogo com Governadores – Encontro Rede Juntos Estados” também contou com a presença de Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Helder Barbalho, do Pará. Ronaldo Caiado, governador de Goiás, e Romeu Zema, de Minas Gerais, participaram por videoconferência.

“Ratificamos, de maneira clara, o apoio do Governo do Estado de São Paulo à reforma da previdência e a importância que isso refletirá no desenvolvimento econômico, por meio da geração de emprego e diminuição da pobreza no País”, ressalta o governador João Doria.

“As medidas também ajudarão os governadores na gestão fiscal dos seus respectivos estados”, acrescenta.

No evento, os governadores abordaram as perspectivas de ajuste fiscal para as unidades da Federação e as estratégias ligadas ao avanço da reforma da previdência. Martin Raiser, diretor do Banco Mundial, Mansueto Almeida, secretário do Tesouro Nacional, e Rogério Marinho, secretário especial de Previdência e Trabalho, também compareceram ao seminário promovido pela organização da sociedade civil Comunitas.

“Apresentaremos as propostas no início dos trabalhos na Câmara dos Deputados. Conversamos aqui sobre os princípios que nortearão reformas. Escutamos, por parte dos governadores, as ideias de inclusão de alguns temas que são importantes para os estados”, salienta o secretário especial de Previdência, Rogério Marinho.

Equilíbrio

O Encontro Rede Juntos Estados deste ano deu continuidade à última discussão do evento, realizado em 2018, de modo a construir uma coalizão em torno das discussões sobre o equilíbrio fiscal e a busca de soluções sustentáveis para a manutenção dos parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na ocasião, os governadores de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul se reuniram para a definição de uma pauta comum direcionada ao ajuste fiscal e elaboraram um planejamento estratégico, com participação ampla das entidades de representação da sociedade civil.

As cinco unidades da Federação integram o Programa Juntos, da Comunitas, que reúne lideranças do setor público e da iniciativa privada, com o objetivo de promover a melhoria da gestão pública no Brasil.

“O objetivo dos diálogos é, acima de tudo, compreender e mobilizar os estados para que haja uma frente de iniciativas que envolvam as esferas da administração pública, com o intuito de que a reforma da previdência possa efetivamente acontecer”, diz o governador do Pará, Helder Barbalho.

“A ideia do Governo Federal, em relação à reforma da previdência, com o apoio dos governadores e da sociedade, é a aprovação ainda neste ano e de forma muito rápida. Há uma boa interlocução com os estados”, afirma o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida.