Cidade de Pardinho recebe Centro de Convivência do Idoso (CCI)

Espaço de socialização terá capacidade para acolher até 200 idosos acima de 60 anos de idade oferecendo diversas atividades socioeducativas

seg, 18/02/2019 - 18h02 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (18) a cidade de Pardinho recebeu a secretária de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Célia Parnes, para a inauguração do Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Pedra Keller Gloor”.

O evento teve as presenças do prefeito Benedito da Rocha Camargo Junior e da diretora municipal de Assistência Social Odinéia Gloor dos Santos. O espaço, localizado à Rua Vitoriano esquina com Rua João Alves Pacheco, S/N, atenderá cerca de 200 idosos independentes a partir dos 60 anos.

O Centro de Convivência do Idoso integra o Programa SP Amigo do Idoso, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Para a construção da unidade de Pardinho, o governo estadual investiu o montante de R$ 250 mil, com contrapartida de R$ 50.697,95 da Prefeitura.

O objetivo é oferecer um espaço de socialização, para evitar o isolamento da pessoa idosa. No local, idosos independentes com mais de 60 anos têm a opção de despertar novas habilidades, por meios de diversas atividades socioeducativas.

De acordo com a secretária Célia Parnes, a proposta do Governo de São Paulo é que todos os municípios paulistas tenham um serviço de assistência social direcionado a atender os idosos. “Queremos avançar na criação de uma cultura para o envelhecimento ativo. Espaços como este possibilitam que nossos idosos possam viver mais e melhor, tendo vida digna e mais saudável”, afirma.

Desde 2010, o Estado de São Paulo já viabilizou a construção de:

  • 61 Centros de Convivência do Idoso (CCIs), que oferecem serviços para idosos autônomos (temos mais 124 em execução);
  • 60 CDIs destinados a idosos semidependentes (temos mais 28 em execução);
  • Outros 210 equipamentos funcionam como espaços de convivência semelhantes aos CCIs.

No Estado de São Paulo, a população idosa representa 14% ou cerca de 6 milhões de pessoas com mais de 60 anos. A projeção para 2030 é que esse número salte para 9.316.614 (fonte: SEADE). Já a cidade de Pardinho tem uma população de 6.360 habitantes (pela estimativa IBGE de 2018), dos quais 14% são idosos.

Sobre o Programa SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.

O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e a participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.