Ciclo sobre a várzea tem encerramento no Museu do Futebol

Sábado (25) acontece último encontro do ciclo sobre futebol amador na cidade de São Paulo, com debate e show de astro do Clube do Balanço

qui, 23/11/2017 - 17h23 | Do Portal do Governo

O Museu do Futebol recebe neste sábado (25) o terceiro e último encontro do “Ciclo Histórias da Várzea: o futebol amador na cidade de São Paulo”. O tema da vez é o papel das instituições acadêmicas e do Museu na preservação do futebol de várzea e de suas memórias.

Novamente com entrada gratuita, o evento contará com a participação do pesquisador Raphael Rajão. Ele falará sobre a experiência do inventário do futebol amador realizada em Belo Horizonte (MG) pela Prefeitura Municipal.

Também estarão presentes representantes do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), área do Museu do Futebol responsável pelos acervos e pesquisas da instituição. A equipe do CRFB apresentará o trabalho realizado para a preservação de registros e divulgação do futebol de várzea.

Haverá ainda uma apresentação sobre a história dos clubes do Complexo Esportivo do Campo de Marte e uma conversa com representantes desses times sobre o passado, presente e futuro dos campos de futebol de várzea da região que ali estão há mais de 60 anos.

Os debates contarão ainda com os pesquisadores Raphael Piva (USP) e Enrico Spaggiari (USP) e a mediação do jornalista Diego Viñas, especialista no tema e criador do site VárzeaPédia.

Para encerrar o ciclo em grande estilo, haverá uma apresentação musical com Marco Mattoli, do Clube do Balanço.