Ciclistas têm tratamento especial no Metrô e na CPTM

Confira as regras de embarque e desembarque e as condições para utilização dos bicicletários nas estações

seg, 18/02/2019 - 20h20 | Do Portal do Governo

Quem gosta de andar de bicicleta, tanto para o lazer como meio de transporte, pode contar com a facilidade de utilizar os serviços do Metrô e da CPTM durante as pedaladas.

As duas companhias oferecem vagas nos bicicletários e espaços para as bikes nos vagões, permitindo viagens com mais segurança e conforto aos usuários do transporte público.

Ainda não é possível, porém, levar a bicicleta no Metrô em qualquer horário. Elas são permitidas de segunda a sexta, a partir das 20h30 até o último trem. De sábado, a partir das 14h também até o último trem e de domingos e feriados durante todo o funcionamento.

O Metrô de São Paulo disponibiliza cerca 600 vagas de bicicletários e paraciclos nas estações do sistema onde existem demandas. É importante observar as regras de utilização da Companhia do Metropolitano.

Além dos bicicletários nas estações Sé, Carrão, Guilhermina-Esperança e Corinthians-Itaquera, há paraciclos em outras 21 estações nas cinco linhas operadas pelo Metrô: Parada Inglesa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Paraíso, Vila Prudente, Vila Madalena, Artur Alvim, Vila Matilde, Penha, Belém, Anhangabaú, Palmeiras-Barra Funda, Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Oratório, Vila Prudente (Linha 15-Prata), Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Tamanduateí e Santa Cecília.

Bike na CPTM

Na CPTM, desde 2007, as bicicletas são liberadas aos fins de semana, a partir das 14h de sábado até o encerramento da operação comercial, e durante todo o dia aos domingos e feriados. Em agosto de 2015, as bikes também foram liberadas para embarque no trem durante a semana após as 20h30.

Ao todo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos conta com 6.261 vagas em bicicletários, oferecidas em diversas estações do sistema. Confira aqui a lista de estações.

Os passageiros também devem estar atentos às regras de utilização, fixadas nas estações. Uma das orientações é para o limite de quatro bicicletas por vagão.