Cetesb capacita agentes para emergências com produtos perigosos

Encontro teve participação de 200 profissionais, que assistiram a palestras e também participaram de atividades práticas

sex, 31/05/2019 - 12h20 | Do Portal do Governo

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) promoveu a 19° edição do curso “Primeiro no Local” com a meta de capacitar novos técnicos que atuem na resposta imediata em acidentes envolvendo o transporte de produtos perigosos.

O evento, realizado entre os dias 20 e 21 de maio, teve a participação de 200 especialistas da área, representantes de entidades públicas e privadas, que participaram de palestras, debates e atividades práticas. Foram abordados conceitos como a classificação dos produtos químicos, a legislação, o sistema de gestão integrado e o plano de preparação da comunidade.

“Um pronto atendimento positivo pode mudar os fatos e assegurar o sucesso de toda a operação. A Cetesb em sua meta de portas abertas tem como foco atuar em conjunto com a sociedade”, explica a diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias.

Para o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido, é essencial o aprimoramento das políticas públicas. “A junção entre a infraestrutura e o meio ambiente no atual Governo é saudável. Notamos a promoção da sustentabilidade e do cuidado à vida, que é o mais importante”.

Capacitação

O curso, que já capacitou 2.500 agentes em todo o Estado, teve a coordenação da Subcomissão de Transporte da Região Metropolitana de São Paulo, por intermédio da Cetesb, em conjunto com a Câmara Temática Metropolitana para Gestão de Riscos Ambientais, Secretaria Estadual da Saúde e Secretaria Municipal da Saúde.

“Não se resolve uma ocorrência com produtos perigosos individualmente. A integração entre as entidades é, por certo, o ponto que sustenta o bom andamento da ação”, frisa o gerente do setor de Atendimento a Emergências da Cetesb, Mauro de Souza Teixeira.