Centro Paula Souza terá curso inédito de Produção de Vidros

Parcerias envolvem capacitação de professores e construção de laboratório na Etec de Mogi das Cruzes para nova formação técnica

ter, 18/07/2017 - 17h29 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza vai implantar, a partir de 2018, o curso técnico de Produção de Vidros, inédito no Brasil, na Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes. A novidade é uma parceria com a empresa Nadir Figueiredo e a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro).

A empresa vai investir cerca de R$ 500 mil na infraestrutura física do Laboratório de Produção de Vidro da Etec e nos equipamentos. A obra tem previsão de término no segundo semestre. Inicialmente, a empresa vai organizar visitas orientadas com professores em sua fábrica, localizada na cidade de Suzano, na região do Alto Tietê. Após a implantação do curso, os alunos também poderão participar desta atividade.

“Em agosto, os professores da área de Química e Mecânica começam uma capacitação na fábrica da Nadir Figueiredo”, informa José Antonio Bartelega, responsável por currículos do eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS.

Já a Abividro contribuiu na elaboração do currículo da habilitação técnica, que será implantada para atender às necessidades do levantamento realizado pelo Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV, na sigla em inglês).

Ligado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o CeRTEV reúne pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos e Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara.

O consumo de vidros laminados aumentou 120% no Brasil entre 2009 e 2015, segundo levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro). Esse dado vem endossar um novo campo de trabalho para os futuros técnicos.