HC de Campinas ganha equipamento inédito na América Latina

Reforma do setor de Radiologia inclui aquisição de angiógrafo digital plano, o primeiro em hospital público do continente

qua, 29/11/2017 - 12h41 | Do Portal do Governo

O novo Centro de Diagnóstico do Hospital das Clínicas de Campinas inaugurado nesta quarta-feira (29) tem um equipamento inédito para a realização de angiografias. O angiógrafo digital biplano é o primeiro do tipo instalado em um hospital público da América Latina e será utilizado para o atendimento gratuito de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O aparelho permite o diagnóstico rápido de patologias do sistema vascular, com grandes possibilidades de intervenção e tratamento. É um grande ganho para a saúde da região”, descreve o governador Geraldo Alckmin.

O Governo do Estado investiu R$ 2,5 milhões na aquisição do aparelho, que faz o diagnóstico altamente detalhado de doenças, como aneurismas e malformações arteriovenosas, e de outros procedimentos e tratamentos menos invasivos.

Além da aquisição do aparelho de última geração, o Governo do Estado investiu R$ 1,4 milhão para a reforma do Centro de Diagnóstico do HC. O espaço de 417 m² recebeu reforço na infraestrutura elétrica e hidráulica e passou por readequações de engenharia. Ganhou sala de espera climatizada com capacidade para atender a 100 pessoas e área específica para preparo e pós-anestésico, com sete leitos, redes de gases medicinais e cortinas para conforto e privacidade dos pacientes.