Governo lança rede de pesquisas para prevenção e tratamento do novo coronavírus

Iniciativa do Centro de Contingência do COVID-19 cria protocolos para diagnóstico, assistência e desenvolvimento de medicamentos e vacina

ter, 03/03/2020 - 12h06 | Do Portal do Governo

*Atualizado às 15h43

resumo em 3 tópicos

  • Pesquisas clínicas e multicêntricas buscam prevenção e tratamento do novo COVID-19
  • Iniciativa estabelece protocolos para diagnóstico, assistência e desenvolvimento de medicamentos e vacina
  • Rede reunirá instituições de pesquisa e ensino renomadas do Estado de SP

O Centro de Contingência do Coronavírus, criado pelo Governo do Estado de São Paulo, lançou nesta terça-feira (3) uma rede de pesquisas clínicas e multicêntricas para prevenção e tratamento do novo COVID-19, durante a primeira reunião formal do grupo de ‘experts’.

A iniciativa tem como objetivo estabelecer protocolos para diagnóstico, assistência e desenvolvimento de medicamentos e de uma possível vacina eficaz contra a doença. Foram definidas três frentes de ação. A primeira é focada em pesquisas, desenvolvidas com olhares direcionados para os cenários do Estado de SP, Brasil e mundo.

Reunião Centro de Contingência do Coronavírus

O segundo grupo é voltado às ações de Comunicação, e programará workshops, cursos e palestras para atualizar os jornalistas e demais profissionais da área que estão cobrindo o tema.

A terceira frente aborda os protocolos assistenciais, sugerindo fluxos e possibilidades de otimização do atendimento na rede de saúde, contribuindo para os protocolos operacionais estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde.

Pesquisa e ensino

A rede reunirá instituições de pesquisa e ensino renomadas como os institutos Butantan, Adolfo Lutz, Emílio Ribas e de Medicina Tropical, além do Hospital das Clínicas da FMUSP e das grandes universidades públicas de São Paulo – USP, Unicamp, Unesp e USP Ribeirão Preto.

A proposta é que as pesquisas desenvolvidas pela rede paulista sejam financiadas tanto por órgãos públicos de fomento – a exemplo do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) -, quanto pela iniciativa privada.

“Vamos fazer um grande esforço científico em busca de soluções terapêuticas e também de prevenção por vacina”, afirma o infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência.
Além do desenvolvimento de pesquisas próprias, a intenção do Centro de Contingência do Coronavírus é participar dos estudos internacionais – há cerca de 80 protocolos em andamento no mundo.

“São Paulo tem muito a contribuir, pois possui instituições de pesquisa científica reconhecidas mundialmente”, destaca o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

O centro de contingência foi criado em 26 de fevereiro para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus. Conta com profissionais especialistas das redes pública e privada, com ênfase na área de Infectologia, sob a supervisão do Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, e coordenação do médico infectologista, David Uip.

A lista inclui o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, e os professores Marcos Boulos (HCFMUSP), Esper Kallas, (HCFMUSP), Luiz Fernando Aranha (Unifesp), Carlos Fortaleza (HC de Botucatu), Benedito Fonseca (HC de Ribeirão), Beatriz Tess (FMUSP), Rodrigo Angerami (HC da Unicamp) e Luiz Carlos Pereira Júnior (Instituto de Infectologia Emílio Ribas).