Centro da USP São Carlos estimula interesse de jovens pela ciência

Local oferece atividades interativas e empresta kits para professores mostrar experimentos em sala de aula

dom, 21/07/2019 - 8h29 | Do Portal do Governo

Com a proposta de estimular a curiosidade pela ciência, o Centro de Divulgação Científica Cultural da Universidade de São Paulo de São Carlos oferece uma série de atividades interativas voltadas para estudantes durante a semana e à comunidade aos finais de semana. Todas as atividades oferecidas pelo Centro são gratuitas.

Lá, os visitantes podem participar de oficinas, de visitas a campo e de plantões de dúvidas. Também é possível conhecer o Jardim da Percepção – onde se aprende sobre peso, som temperatura e gravidade. Há ainda a Experimentoteca que permite aprender sobre diferentes temas da ciência com kits de experimentos.

“O professor pode levar esses materiais para trabalhar com o aluno em sala de aula, independente da escola ter ou não laboratório”, contou a responsável pela exposição de ciências Adriana Rinaldi Martins, em entrevista ao Canal USP. É uma excelente oportunidade para que os professores realizem e desenvolvam métodos alternativos de ensino.

O Centro de Divulgação Científica Cultural também trabalha na produção de materiais didáticos, como balanças réguas, dominós, DNA, proteína e potes. Todas as canecas do USP Recicla, por exemplo, foram feitas na unidade.

Não faltam opções de atividades que aguçam a curiosidade. Um dos pontos mais visitados é o Observatório Astronômico Dietrich Schiel. O espaço atende os alunos das escolas às terças, quartas e quintas e aos finais de semana é aberto para a comunidade. “A gente consegue observar a lua, os planetas e o curioso é que boa parte das pessoas, apesar de o telescópio ter sido inventado há mais de 400 anos, nunca a chance de olhar um objeto através da lente de um telescópio”, disse o astrofísico André Luiz da Silva ao Canal USP.

Para saber mais informações sobre o Centro de Divulgação Científica Cultural, acesse www.cdcc.usp.br.