CDP de Jundiaí inaugura brinquedoteca ‘Formiguinha’

Local servirá para receber crianças enquanto familiares aguardam o procedimento de revista

qua, 04/09/2019 - 10h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SAP
Brinquedoteca do CDP de Jundiaí

Famílias de reeducandos do Centro de Detenção Provisória (CDP) Marcos Antônio Bezerra, de Jundiaí, poderão deixar as crianças na brinquedoteca “Formiguinha”, enquanto passam pelo procedimento de revista. O local está em funcionamento desde 22 de agosto.

O projeto é uma iniciativa da direção do CDP, em parceria com a Pastoral Carcerária da Diocese de Jundiaí, Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) e a Igreja Nazareno. Para ser colocado em prática, contará com o auxílio de estudantes do curso de Pedagogia e mestrandos de Psicopedagogia da Faculdade Anhanguera do município. Toda a equipe ficará responsável pelas brincadeiras, pinturas e narração de histórias para os pequenos.

“O propósito da brinquedoteca é de amenizar o ambiente prisional para as crianças, a fim de criar lembranças agradáveis no local”, afirma o Secretário Estadual de Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Cesar Restivo.

A brinquedoteca tem capacidade para atender, em média, 80 crianças durante as oito horas de visita aos finais de semana, com a presença de monitores voluntários.

O espaço foi construído com a doação de R$ 4,6 mil provenientes de multas e de prestação de serviços aplicados a pessoas condenadas pela Vara da Infância e Juventude, por meio da autorização do Juiz Jefferson Barbin Torelli.

Em 2018, quando o projeto foi iniciado, as atividades ocorriam do lado de fora da portaria do CDP, antes das crianças entrarem para fazer os procedimentos de revista para a visitação. Segundo o Supervisor Técnico II, Marcos Rogério Sartori, a unidade precisava desenvolver atividades voltadas para as crianças que durante os finais de semanas visitam seus familiares. “Em razão da presença constante de crianças no CDP, unidade percebeu a necessidade de se criar um projeto educacional que incentivasse a leitura e fortalecesse o vínculo familiar”, diz o supervisor.

Para o diretor da unidade prisional, Alexandre Apolinário, o espaço é um local onde os menores terão oportunidade de crescimento, por meio da ajuda dos profissionais voluntários. “É com grande satisfação que trabalhamos para o desenvolvimento da autoestima da criança, um elemento de progresso e conquista que poderá ser de grande valia para formar verdadeiros cidadãos, em um futuro próximo”, afirma.